Tempo - Tutiempo.net

UEFS: OS PRIMEIROS PASSOS PARA A INTERAÇÃO EM DESASTRE AERÉO

O campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) foi palco, na tarde de sexta-feira (12), de simulação de desastre aéreo para treinamento de agentes de entidades civis e militares.

 

A atividade integrou os conteúdos do Curso Preparatório para Atendimento e Identificação de Vítimas de Desastres, iniciado quinta-feira (11) e que prossegue até este sábado (13), com a participação cerca de 900 pessoas de diversos estados brasileiros.

 

A simulação utilizou carcaça de um avião e veículo terrestre, além de bonecos e de atores que interpretaram vítimas sobreviventes de acidente aéreo.

 

 

A atividade foi assistida pelos participantes do curso, parte deles interagindo na ação de combate ao fogo e resgate de sobreviventes.

 

Atuaram na simulação, agentes do Corpo de Bombeiros que realizaram combateram o combate as chamas e prestaram os primeiros socorros; do Samu no socorro médico; Exército que utilizou helicóptero e Polícia Militar.

 

 

Neste sábado, sestá acontecendo o treinamento de perícia local, identificação, recolhimento e acondicionamento de corpos de vítimas.

 

Para o tenente-coronel Antonio Julio Nascimento Filho, do Corpo de Bombeiros, o curso é o primeiro passo para a interação entre as agências que atuam em situações de desastres, sejam aéreos ou terrestres, como incêndios.

 

 

Nascimento salientou que os agentes terão a oportunidade de se conhecer e atuar em equipe através de outros eventos que serão realizados, essa é uma necessidade para o êxito das operações de salvamento.

 

Organizador do evento, o professor Jeidson Marques, do Departamento de Saúde da Uefs, afirmou que a integração de agências foi fortalecida com o curso.

 

Os governos Federal, Estadual e Municipal, conforme ressaltou, “demonstram interesse em dar prosseguimento a este primeiro passo realizado na Universidade”.

 

Participaram agentes de entidades como Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícias Federal, Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, DPT, Samu, Guarda Municipal, Defesa Civil, Resgate e Especialistas em áreas como Odontologia.

 

O curso foi aberto quinta-feira (11) com palestra de Carlos Eduardo Palhares, perito criminal da Polícia Federal e presidente do Interpol DVI Steering Group.

 

As atividades prosseguiram com outros palestrantes, como Rafael Guerra (pesquisador da Universidade de Harvard) e o tenente-coronel Antonio Julio Nascimento Filho.

Fonte: UEFS/cljornal com fotos de Bernardo Bezerrra

OUTRAS NOTÍCIAS