Tempo - Tutiempo.net

UFRB: Continua sem área e recebe propostas de doação em Feira de Santana até 15 de janeiro

UFRB em Cruz das Almas

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), vem a público através  da Comissão Especial de Licitação, designada pela Portaria Nº 599/2015, de 03 de julho de 2015, informar que as inscrições para o Edital de Chamamento Público para seleção de uma doação não onerosa, pura, sem encargos ou condição, de imóvel particular para a instalação do seu campus Universitário na cidade de Feira de Santana, Bahia, seguem abertas até 15 de janeiro de 2016.

As inscrições podem ser realizadas mediante remessa de proposta para a Comissão Especial de Licitação, à Rua Rui Barbosa, 710, Centro, campus Universitário de Cruz das Almas, Bahia, obedecidas às especificações e normas constantes do presente Edital, às disposições da Lei Nº 8.666/93, aos princípios que regem a Administração Pública e demais disposições legais pertinentes.

Podem participar do Chamamento Público: pessoas físicas e jurídicas que estiverem habilitadas na forma disposta no Edital; consórcios, grupos de empresas e/ou pessoas físicas, desde que satisfaçam as condições mínimas estabelecidas para o atendimento do objeto.

Varias situações já foram discutidas em relação a instalação da UFRB em Feira de Santa, desde 2009 a universidade é tema educacional na cidade.

Em 2013 ficou decidido campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano(UFRB), em Feira  de Santana seria instalado  em uma área da Famfs (Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana, localizada no bairro Aviário que está sem atividades.

Na oportunidade afirmou: “Estou feliz porque participei desde o primeiro momento da instalação da UFRB. Esse é um momento belíssimo para a cidade”

Não aconteceu, a área era menor do que a necessária para a implantação da UFRB. Foi apenas promoção pessoal.

As discussões prosseguiram, outras áreas foram visitadas, nenhuma proporcionava condições para o funcionamento da universidade.

A área determinada em projeto é de 80 hectares, até o presente momento não ultrapassou a 35 hectares e agora o prazo para a construção da UFRB em Feira de Santana tem data, 15 de janeiro de 2016.

O governo do Estado e o governo do Município serão responsabilizados por essa perda irreparável para o nosso município.

Sabemos muito bem que nos tempos atuais alguém se desfazer de 80 hectares sem nenhuma compensação financeira é quase impossível. Tanto é que, a mais de 5 anos vivemos essa espera. De um doador de 80 hectares em lugar viável para a construção da UFRB.

Muitos desejam serem laureados com o reconhecimento de terem sido responsáveis pela instalação na universidade. Usam os meios de comunicação para se projetarem, na prática são verdadeiros oportunistas, fazem promessas irrealizáveis.

Ninguém tentou levantar recursos do estado, do município e até da iniciativa privada para a obtenção dos 80 hectares, até o proprietário da terra contribuiria fazendo um preço inferior ao de mercado. O que não se pode obrigar é que essa área de terra seja simplesmente doada sem nenhum ônus. Dessa forma, acredito que UFRB será instalada em outro município.

O dinheiro público é para ser aplicado em benefício do próprio povo. O lucro é a melhoria da qualidade de vida da população com o atendimento de suas principais necessidades, habitação, educação, moradia e saúde.

cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS