Tempo - Tutiempo.net

Unidade do SAMU de Feira de Santana ganha mais três ambulâncias

SAMU passa a contar com mais três ambulâncias em Feira

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Feira de Santana recebeu, na manhã desta quinta-feira, 5, mais 3 ambulâncias, sendo duas delas Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), totalizando 9 ambulâncias e uma motolância em sua frota geral. Dos três veículos, dois foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura e um através de emenda parlamentar do deputado federal José Nunes.

As USAs – chamadas de UTIs móveis – são unidades que contam com equipamento mais avançado, adaptado para o atendimento a emergências, como monitor multiparâmetros, ventiladores mecânicos, bombas de infusão e medicações específicas, além de todo material e equipamentos para imobilização, e uma equipe composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor socorrista.

Já as USBs, mais simples, munidas de materiais para curativos, imobilização e acesso venosos, além do Desfibrilador Automático Externo (DEA), equipamento crucial nos primeiros atendimentos prestados a vítimas de paradas cardiorrespiratórias. Elas têm uma equipe formada por condutor-socorrista e um técnico em enfermagem.

Abrangência no atendimento em Feira e região

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, destaca a questão da abrangência que estas novas ambulâncias trazem para Feira e região. “Amplia nossa atenção e atende também à regionalização do Samu, em que nós já estamos trabalhando com dois municípios, Irará e Conceição do Jacuípe”.

Melhor resposta as demandas de urgência do município

A coordenadora geral do Samu de Feira de Santana, Maiza Macedo, afirma que as ambulâncias devem aprimorar os indicadores de saúde no município. “Um aumento quantitativo, consequentemente, irá melhorar também a qualidade do serviço prestado. A população terá acesso ampliado e obterá melhores respostas às demandas da urgência do município”.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS