Tempo - Tutiempo.net

VEREADORES BUSCAM CONCENSO COM OS AGENTES DE SAÚDE

Depois de ouvir as críticas que o vereador Beldes Ramos (PT) fez ao Poder Executivo Municipal, em relação ao pagamento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate a endemias, o líder do governo na Câmara, vereador Carlito do Peixe (DEM) reconheceu que a lei federal de nº 12.994/14 deve ser cumprida, mas afirmou que os recursos da União ainda não chegaram ao Município para pagar a categoria.

 

“Há uma comissão formada para se manifestar sobre os recebimentos desses recursos e depois há um prazo de 90 dias para chegar, mas até o momento essa comissão não se manifestou. Peço ao colega Beldes que requeira da presidente a liberação desses recursos. Essa é uma gestão de responsabilidade. Quero que o vereador Beldes faça um discurso apresentando provas, porque nosso Governo tem peito para enfrentar qualquer situação. Quando os recursos chegarem, eles serão repassados”, garantiu o líder do Governo.

 

Carlito informou também que a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, e o secretário da Fazenda, Expedito Eloy, vão à Câmara, na próxima terça-feira, para que todos tomem conhecimento do quadro de despesas do município, antes da votação do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA).

 

“Esperamos que esta categoria seja beneficiada no Orçamento, com a chegada dos recursos”, disse a vereadora.

 

Em aparte, os vereadores José Carneiro Rocha (PSL) e o presidente da Casa, vereador Justiniano França (DEM), buscaram explicar aos agentes de saúde presentes na sessão ordinária que nenhum vereador tem intenção de prejudicar a categoria.

 

“O líder não está sendo contra o movimento de vocês, mas ele está fazendo seu papel de defender o Governo. Peço que respeitem a postura do colega, assim como ele está respeitando a de vocês. Não há vitória sem luta”, disse Carneiro.

 

Em seguida, Justiniano declarou: “entendemos que a luta de vocês é importante. Ouvimos aqui os discursos de Beldes e de Carlito. Minha proposta é que, hoje à tarde, façamos aqui uma reunião com estes vereadores e uma comissão formada por vocês, para que a gente saiba como a Câmara pode ajudar vocês. Neste caso, entendo que temos que encontrar o gargalo. Sentaremos às 15 horas para conversar e lembro que nenhum vereador está contra os agentes de saúde; nós queremos ajudar”.

 

Muito bem, entende-se que os vereadores querem ajudar, mas antes de fazê-lo, defendem o governo municipal e esquecem os direitos já oficializados pelo governo federal.

 

Não existe vontade política para resolver o problema.

Fonte: Ascom/cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS