Tempo - Tutiempo.net

A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL CAMINHA PARA UMA POLARIZAÇÃO ENTRE DILMA E MARINA

O resultado da última pesquisa Ibope, que coloca a presidente Dilma Rousseff (PT) em empate técnico com a candidata Marina Silva (PSB) no primeiro turno e aponta a vitória da socialista sobre a petista no segundo turno, revela que o presidenciável tucano, Aécio Neves, é o maior prejudicado segundo os cenários revelados pela sondagem.

Há pelo menos uma semana, números de pesquisas para consumo interno que foram realizadas por candidatos no interior da Bahia já indicavam o aprofundamento da mudança favorável a Marina em detrimento da posição de Aécio, que apareceu como segundo colocado nas intenções de voto à Presidência até a morte de Eduardo Campos, presidenciável do PSB substituído por Marina.

No novo contexto, é uma possibilidade concreta uma verdadeira debandada de eleitores e lideranças políticas na direção da candidata do PSB, o que só tende a firmar a polarização entre ela e a presidente Dilma na corrida sucessória.

Chama a atenção o fato de os números de agora, diferentemente daqueles da sondagem anterior do Ibope, mostrarem que Marina não cresceu apenas sobre brancos e nulos, mas sobre os dois candidatos que antes polarizavam a disputa.

De fato, só um novo fato extraordinário para impedir que a sucessão presidencial seja decidida entre duas mulheres.     

Fonte: Raul Monteiro

OUTRAS NOTÍCIAS