Tempo - Tutiempo.net

A Maçonaria e a visão do Exoterismo

EXOTERISMO MAÇÔNICO

O esoterismo vem do grego ‘esoterikos’ e representa todo ensinamento ministrado aos escolhidos, num círculo restrito e fechado dos que são considerados merecedores.

É a transmissão da força espiritual ao iniciado por meio de uma corrente de adeptos, cujo objetivo é revelar a Luz Oculta invisível para os que vivem no mundo profano.

Esse procedimento é realizado por intermédio da Iniciação maçônica, que tem como meta introduzir o princípio do equilíbrio entre o lado exterior e interior para que o iniciado possa cumprir todas as suas obrigações materiais e, ao mesmo tempo, se preparar para as futuras responsabilidades espirituais.

O esoterismo é, na realidade, um modo de transmitir a Tradição que vem se desenvolvendo pelos tempos e que se apresentam de diferentes formas de acordo com a época e a cultura, mas que estabelece sempre uma estrutura básica de manter os segredos por meio de um controle codificado da informação, representando uma Tradição Primordial.
Ela não pode ser considerada como a sabedoria em si mesma, mas como a expressão primeira da sabedoria cósmica que foi tornada acessível à compreensão e que apenas se manifesta quando existe uma inteligência apta a receber seus ensinamentos, tendo surgido na Terra no momento em que determinada inteligência almejou a sabedoria.

É necessário entender que o esoterismo não é o conhecimento, mas a maneira de chegar a ele, não podendo ser considerado uma aquisição de conhecimento e sim ser despertar.

Atualmente, há uma confusão classificando o esoterismo como uma técnica de sonegação de informações quando, na verdade, é uma técnica de transmissão.

A parte teórica, os símbolos, ritos e alegorias, são suportes materiais para despertar o ser exterior, procurando de esta forma harmonizá-lo com o ser interior, que é verdadeiro objetivo.

A revelação progressiva é uma forma de adaptação à lógica emocional e dramática

Outro aspecto que muitos não entendem do esoterismo são as várias técnicas utilizadas que, na realidade, são apenas ferramentas por meio das quais a metodologia transcendental é transmitida, podendo variar conforme a época e a civilização.

Podem existir modificações no decorrer do tempo, embora a essência deva permanecer a mesma.

Porém, para que parte da essência do conhecimento primordial fosse transmitida aos que não estavam preparados para o árduo caminho do conhecimento interior, foram criadas maneiras denominadas exotéricas de transmissão voltadas para o público em geral representado pelo ser exterior.

Essas formas foram desenvolvidas pelas religiões que, por meio de dogmas e ritos, procuraram manter o ser humano voltado para a espiritualidade, fornecendo de maneira simples conhecimentos morais, filosóficos e espirituais.

Dessa forma, por meio dos grandes movimentos pode chegar aos homens comuns pelos ensinamentos culturais ligados ao modo de vida.

O objetivo dos movimentos era tentar amadurecer a humanidade para que, no futuro, ela estivesse preparada para receber a verdadeira luz.

cljornal com informações de autores maçônicos

OUTRAS NOTÍCIAS