Tempo - Tutiempo.net

Após 35 anos, Arábia Saudita suspende proibição de salas de cinema

Governada pelo príncipe Mohamed bin Salman, que anunciou recentemente estar trabalhando para tornar seu país mais tolerante no futuro, a Arábia Saudita acaba de dar mais um passo em direção a essa nova realidade. As autoridades sauditas revelaram nesta segunda-feira, 11, que suspenderam a lei que proibia a construção de cinemas. As informações são da Variety.

A proibição foi instaurada há 35 anos, na década de 1980, pois os cinemas eram considerados uma ameaça aos preceitos religiosos do país e à identidade cultural muçulmana, já que poderiam exibir cenas obscenas e “profanas” vindas do mundo ocidental. A visão, porém, não é compartilhada por Salman, que acredita que o cinema é parte fundamental do Vision 2030, novo projeto encabeçado por ele que pretende realizar um forte plano cultural de reformas e diversificação.

Awwad Alawwad, o Ministro da Cultura, está conduzindo os trâmites da proposta e vê a abertura de salas comerciais como uma forma de consolidar a economia. “A abertura dos cinemas servirá como um catalisador para o crescimento econômico e a diversificação. Desenvolvendo um setor cultural mais amplo criaremos novas oportunidades de emprego e de qualificação, além de enriquecer as opções de entretenimento”, disse em comunicado.

O processo de licenciamento das salas já foi iniciado e o governo prevê a abertura de cerca de 300 complexos já em 2018.

Wallace Nascimento

OUTRAS NOTÍCIAS