Tempo - Tutiempo.net

“Ataque frontal”, “falas deslocadas”: mídia francesa detona declaração de Guedes

Paulo Guedes ataca a França

Depois do vexame que impôs ao presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, em sua recente visita ao Brasil, o governo Bolsonaro conseguiu piorar as relações com mais um país, a França.

A declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, em congresso com empresários na semana passada repercutiu como uma “polêmica” na imprensa francesa.

“Polêmica França-Brasil: ministro da economia brasileira julga a França ‘insignificante’”, destaca o jornal Le Figaro.

“O ministro da Economia do Brasil Paulo Guedes afirmou que a França está se tornando ‘insignificante’, ameaçando contornar o mercado francês se Paris não parar de criticar o desmatamento na Amazônia”.

“Paulo Guedes, ministro chave do governo do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro, colocou no mesmo plano o incêndio da Catedral de Notre Dame de Paris e os que destroem a Amazônia”.

“Em 2019, Jair Bolsonaro e Emmanuel Macron trocaram farpas em relação aos incêndios na Amazônia, com o presidente brasileiro acusando seu homologo francês de ameaçar a ‘soberania’ do Brasil ao criticar sua política ambiental. Paulo Guedes botou lenha na fogueira declarando que a primeira-dama Brigitte Macron era ‘muito feia’”.

A declaração também foi lembrada pelo jornal Le Parisien, que disse  que Guedes usa “linguajar pouco cortês”.

“O ministro da Economia do Brasil Paulo Guedes reincidiu terça-feira com declarações pouco agradáveis sobre a França”, disse o periódico parisiense.

A declaração também repercutiu no Sud-Ouest, um dos principais jornais regionais franceses, e foi chamada de “ataque frontal do ministro brasileiro da Economia contra a França” pela rádio Europe 1.

“Paulo Guedes está acostumado a fazer declarações estrondosas e mais ou menos deslocadas”, disse uma das editorialistas da rádio conservadora. “Uma provocação, na linguagem diplomática”, disse seu colega de bancada.

“Paulo Guedes escolheu não escolheu uma linguagem diplomática”, disse o 20 Minutes.

Willy Delvalle
Mestre em Sociologia e Filosofia Política pela Universidade Paris 7. Formou-se em Comunicação Social: Jornalismo na Unesp. Em São Paulo, foi professor voluntário de português a imigrantes e refugiados. Atualmente, cursa mestrado em União Europeia e Globalização na Universidade Paris 8

OUTRAS NOTÍCIAS