Tempo - Tutiempo.net

BRASIL IRÁ LIDERAR OFERTA DE PETRÓLEO GLOBAL

BRASIL, QUE ENTREGOU PRÉ-SAL, IRÁ LIDERAR OFERTA DE PETRÓLEO GLOBAL

A produção brasileira de petróleo vai ter o maior crescimento do mundo nas próximas duas décadas entre países fora da Opep, segundo a Agência Internacional de Energia (AIE).

Mercado internacional já comemora entreguismo lesa-pátria de Michel Temer e Pedro Parente.

“Não sabemos quem ganhará as eleições, mas a indústria do petróleo no Brasil está indo na direção correta”, disse ao Valor o diretor-geral da agência, Fatih Birol, em entrevista ao Valor. “Isso está confirmado pelo interesse cada vez maior das empresas estrangeiras. Seria uma pena se o próximo governo adotasse algum recuo nas reformas.”

As estimativas da AIE apontam aumento na produção dos atuais 2,6 milhões de barris para até 5,2 milhões de barris por dia em 2040. Isso corresponde a 27% do crescimento mundial na extração de petróleo durante esse período e à maior expansão fora da Opep, cartel de grandes exportadores liderado pelos países do Oriente Médio.

No horizonte mais curto, de cinco anos, a agência projeta 1 milhão de barris adicionais por dia na produção brasileira – um acréscimo inferior somente ao dos Estados Unidos, mas acima de Canadá e México, outros dois países empenhados em impulsionar a exploração de suas reservas.

Leonardo Attuch

OUTRAS NOTÍCIAS