Tempo - Tutiempo.net

Cartaz de calourada com vaca vestida de mulher gera polêmica

 

Um cartaz de festa que traz a figura de uma vaca vestida de mulher está gerando a maior polêmica entre estudantes da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). A divulgação é um convite para uma calourada do curso de Veterinária e foi fixada em árvores da instituição de ensino. O evento, chamado “Calourada do Abate”, será realizado no próximo sábado (9).

 

A confusão começou depois que uma foto do cartaz foi publicada na página “Spotted UFMG – VSF”, no Facebook, e intitulada como uma “demonstração de machismo e especismo em forma de cartaz.” Vários universitários postaram comentários discordando da alusão ao machismo, enquanto outros apoiaram e fizeram questão de demonstrar suas insatisfações com o material de divulgação. Alguns chegaram a dizer que o mesmo dá a entender que o desenho da vaca vestida de mulher faz referência às “mulheres que serão abatidas” durante a festa, como se fossem animais ou meros objetos de prazer.

Até esta segunda-feira (4), haviam sido publicados 276 comentários. Entre eles, alguns se destacam pela forma agressiva com que colegas de universidade insultam uns aos outros por não concordarem com a forma que pensam. Alguns até usaram as discussões como palco de piadas e provocações diretas.

 

Em decorrência da polêmica, o DA (Diretório Acadêmico) do curso de Veterinária pediu desculpas, conforme informações divulgadas por participantes da confusão. Além disso, o cartaz da calourada, que não foi cancelada, foi trocado. Em nota, a entidade esclareceu que “em nenhum momento foi feita a arte com conotações machistas”. Já a assessoria de imprensa também do curso de Veterinária da UFMG informou que, por não se tratar de uma festa institucional, a universidade não responde por ela.

Fonte: Redação

OUTRAS NOTÍCIAS