Tempo - Tutiempo.net

Como ‘protetorado do Ocidente’, Ucrânia deixou de ser um Estado soberano, diz Orbán

VIKTOR ORBÁN E ZELENSKY

O presidente da Hungria criticou o que disse ser a falta de soberania ucraniana, e sugeriu uma solução para resolver o conflito atual.

A Ucrânia não é mais soberana como Estado e agora é um “protetorado do Ocidente” de fato, afirmou o primeiro-ministro húngaro.

“Hoje a Ucrânia é apenas um protetorado do Ocidente, não um Estado soberano”, disse Viktor Orbán durante uma conferência de forças políticas conservadoras de direita na Europa, Conferência Nacional do Conservadorismo.

Ele sublinhou a necessidade de uma “zona tampão” entre a Rússia e os países da OTAN. Para o primeiro-ministro húngaro, o território da Ucrânia poderia se tornar essa zona tampão.

“Não estou criticando os ucranianos por defenderem seu país, mas a questão é se eles estão fazendo isso de forma razoável. Como alguém de fora, preciso entender o motivo da guerra”, explicou o alto responsável húngaro.

“De acordo com minha própria experiência, os russos nunca permitirão que a Ucrânia se torne membro da OTAN em seu estado atual, pois querem criar uma zona tampão entre a OTAN e eles próprios […] Essa é a causa da guerra”, avaliou Orbán.

O presidente da Hungria disse que Budapeste é favorável a um acordo de paz negociado em breve.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS