Tempo - Tutiempo.net

Desde início de onda de protestos agressão a jornalista cresce no país

Pelo menos 83 jornalistas brasileiros foram agredidos desde junho, quando teve início a onda de protestos no país, segundo levantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Quase 80% dos casos, ou 65 agressões, foram resultado da ação de policiais militares.

Para organizações de direitos humanos e entidades de classe, apesar de as manifestações terem elevado os números deste ano, a violência contra profissionais de comunicação tem crescido nos últimos anos. Os assassinatos, por exemplo, passaram de dois, em 2005, para seis, em 2011, de acordo com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Para o presidente da Fenaj, Celso Schröder, as agressões ocorrem principalmente na cobertura de política porque é na imprensa que se dá o confronto direto entre os interesses privados, que sejam ilegais, com o interesse público, e isso produz reações.

As entidades sindicais defendem a adoção de políticas públicas para combater esse aumento das hostilidades, como a formação de um observatório nacional que monitore as denúncias.

Fonte: Redação / Agência Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS