Tempo - Tutiempo.net

DILMA DARÁ AVAL A LEVY, QUE APANHA DO PT E DA ESQUERDA

A primeira reunião ministerial do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, marcada para acontecer nesta terça-feira 27, deve ter como mensagem principal do Palácio do Planalto o apoio às medidas de ajuste fiscal anunciadas pela nova equipe econômica do governo.

 

A presidente faz questão de deixar claro que apoia o novo plano da Fazenda, que prevê cortes de gastos e acertos das contas públicas em prol da recuperação do crescimento econômico e da credibilidade do Brasil junto a investidores.

 

O novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, tem sido alvo de críticas de diversos setores da esquerda, incluindo correntes do PT, de intelectuais que apoiaram a presidente durante a campanha e, no último fim de semana, da Carta Capital.

 

A revista, tradicionalmente alinhada com o PT, publicou na manchete principal uma reportagem com o título “À beira da recessão”. A chamada dizia: “O pacote fiscal do governo golpeia os mais frágeis em uma economia combalida, enquanto prossegue a crise global”.

 

Durante a reunião ministerial, onde estarão os 39 ministros na Residência Oficial da Granja do Torto, Dilma irá ressaltar que tanto Levy quanto Nelson Barbosa, novo ministro do Desenvolvimento, contam com seu apoio na aplicação das novas medidas.

 

No caso específico de Barbosa, a declaração explícita de apoio poderá ser interpretada como uma forma de Dilma reparar o dano à imagem do ministro, que precisou voltar atrás, a pedido da presidente, na declaração de que o governo pretendia mudar a política de reajuste do salário mínimo.

 

O “fogo amigo”, no entanto, é intenso.

Fonte: B.247

OUTRAS NOTÍCIAS