Tempo - Tutiempo.net

EDUARDO CUNHA É O NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA

Tido como o ‘maior pesadelo’ da presidente Dilma Rousseff, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é o novo presidente da Câmara dos Deputados.

Ele foi eleito com 267 votos, a maioria absoluta dos votantes (513); o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) foi o segundo mais votado, com 136 votos; Júlio Delgado (PSB-MG) contou com 100 votos e Chico Alencar (Psol-RJ) teve 8 votos.

Houve ainda dois votos em branco; Cunha já se posicionou contra temas contra a regulação da mídia (‘só por cima do meu cadáver’) e o casamento gay (‘não entrará na pauta’).

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Desafeto da presidente Dilma Rousseff, ele era considerado o maior pesadelo do Palácio do Planalto, que se engajou fortemente na campanha do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Como presidente da casa e terceira pessoa na linha de sucessão da República, Cunha terá o controle da pauta da Câmara dos Deputados e poderá acolher ou não eventual pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff – que conta com parecer favorável do jurista Ives Gandra Martins.

Neste domingo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também sugeriu um atalho para a oposição, em artigo que diz que o Judiciário deve substituir os golpes militares do passado.

Cunha deverá imprimir uma agenda conservadora no Congresso. Disse que regulação da mídia não entrará em pauta. “Só por cima do meu cadáver”, afirmou. Ele também é contra temas como o casamento gay e a descriminalização de drogas leves.

Após tomar posse no cargo, Cunha conduzirá a apuração dos votos para os demais cargos da Mesa Diretora (1º e 2º vice-presidentes, 1º a 4º secretários e os quatro suplentes).

Atual líder do PMDB na Casa, ele tem o apoio declarado de PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PTN, PMN, PRP, PEN, PSDC e PRTB.

Carioca de nascimento, 56 anos, Eduardo Cunha vai para o quarto mandato consecutivo, todos pelo PMDB. Na Casa, já ocupou a Presidência da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, foi líder do partido e é conhecido por ser um dos parlamentares que mais conhecem o Regimento Interno da Câmara.

Fonte: Agência Câmara

OUTRAS NOTÍCIAS