Tempo - Tutiempo.net

Exército Brasileiro recebe militares dos EUA para treinamento contra ataque químico no Maracanã

Exércitos do Brasil e EUA treinam contra armas químicas

Nos siga no

Nesta sexta-feira (12), ambas as forças realizaram um treinamento que simula, entre outras ações, exercícios práticos de varreduras contra armas químicas. A ação foi nomeada de Operação Maracanã.

De acordo com o comunicado da força, o evento contará com exercícios práticos de varreduras em locais específicos, como arquibancadas e entradas, além da simulação de um acidente químico, com desdobramentos de detecção e contenção da ameaça.

“O objetivo deste exercício é proporcionar uma imersão na realidade operacional local, no contexto da Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, viabilizando a atualização de técnicas e táticas de descontaminação utilizadas pelos brasileiros”, diz a nota do Exército.

Ainda segundo a força, o Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) brasileiro tem se destacado pela sua atuação operacional e eficaz em técnicas de descontaminação.

O destaque pôde ser observado durante as edições da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos.

“O desempenho transformou a tropa em uma referência global na área, atraindo a atenção do Exército norte-americano para a realização desse exercício de cooperação entre as nações”, afirmou o Exército.

Por fim, a força afirma que o treinamento “fortalecerá a diplomacia militar, estreitando o relacionamento entre os Exércitos brasileiro e americano”.

Com informações, Sputnik, Globo e Folhaapress

OUTRAS NOTÍCIAS