Tempo - Tutiempo.net

Exposição fotográfica marca mês internacional contra a homofobia

Os casos de violência e discriminação de gênero e orientação sexual trouxeram a fotógrafa Diana Blok ao Brasil. Nascida no Uruguai e radicada na Holanda, Blok chegou a terras brasileiras em setembro do ano passado com a missão de retratar a nobreza daqueles que “escolhem vias diferentes do padrão normal”. Passaram pelas lentes da fotógrafa anônimos e famosos, como o cantor Ney Matogrosso e a cantora Ellen Oléria.

 

Diana esteve no Rio de Janeiro e em Brasília retratando a vida de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros em fotografias, vídeos e discussões sobre a temática. O trabalho “Eu te desafio a me amar” poderá ser visitado a partir de hoje (14) no Museu da República em Brasília. No dia 31, será levada para a Estrutural, cidade do Distrito Federal a aproximadamente 8 quilômetros da região central de Brasília. No Rio de Janeiro, a exposição passou pelo Complexo de Favelas da Maré e, a partir do dia 17 de maio, poderá ser visitada na sede da Anistia Internacional, em Laranjeiras. A programação está disponível no site da fotógrafa.

 

“Busco expressar o valor humano das pessoas. Para mim, é importante a nobreza dentro de cada ser humano. Entre nós, há uma diversidade incrível. Há muita gente linda, que vive com muito amor e respeito às coisas essenciais”, diz a Diana. “O Brasil tem índices altíssimos de homofobia. Quero conseguir pela arte, mostrar e trasnformar esse cenário”. destacou. A jornada da fotógrafa em defesa das minorias começou no início da carreira. “São pessoas com muita coragem de vida. Travestis e trans têm muita coragem”, diz.

 

 

A exposição de Diana faz parte da agenda do mês internacional contra a homofobia. O dia internacional é no próximo sábado (17). No país, o projeto está sob responsabilidade do Instituto de Estudos Socioeconômicos, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua na promoção dos direitos humanos no Brasil e no mundo.

Fonte: Agencia Brasil/ Foto: web.

OUTRAS NOTÍCIAS