Tempo - Tutiempo.net

Família encontrada morta em Ferraz de Vasconcelos não foi envenenada

As investigações sobre a morte de Dina Vieira da Silva e seus quatro filhos de 7, 11, 12 e 16 anos em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, sofreram uma reviravolta nesta segunda-feira (23) após o depoimento da única filha sobrevivente de Dina. A família foi encontrada morta em um apartamento recentemente alugado e a polícia suspeitava que o namorado de Dina, o boliviano Alex Guinones Pedraza, de 33 anos, tivesse envenenado o bolo e o suco consumidos por eles horas antes da morte.

 

Em depoimento, a menina Alessandra, de seis anos, contou à polícia que foi a mãe quem preparou o bolo e o suco, e que ela própria comeu dois pedaços de bolo. Quanto ao suco, a menina afirma que experimentou, mas não quis beber mais porque sentiu nojo ao ver que a mãe adicionou água de torneira ao suco. Alex também experimentou o suco e achou que o sabor estava muito forte, pedindo a Dina que colocasse mais água na mistura, ainda de acordo com depoimento de Alessandra.

 

A polícia concluiu que se o bolo e o suco tivessem sido envenenados tanto a menina quanto Alex também teriam sido intoxicados, o que não aconteceu. Esta informação reforça o resultado dos laudos que, apesar de não terem sido oficialmente divulgados, fontes da polícia afirmam que já estariam prontos e atestariam não haver indícios de veneno no bolo e no suco.

 

A menina também informou que não houve nenhuma briga naquele dia e que o pai, Alex, passou boa parte da manhã e da tarde assistindo à TV na cama. Naquela noite, Vitória, uma das filhas, ficou resfriada porque foi tomar banho na piscina, não a lazer, mas porque o chuveiro do apartamento estava “quebrado”, lembra a menina. Já a mãe de Alex, dona Consuelo, informou à polícia que no dia anterior Dina tinha pedido para tomar banho no apartamento da sogra no centro de São Paulo, porque o chuveiro dela estava vazando gás.

 

Num depoimento rico em detalhes, a pequena Alessandra disse à polícia que ela e seus irmãos chamavam Alex de pai, mesmo os irmãos sendo só filhos de Dina, e que a relação era muito boa entre eles e o namorado da mãe. Inclusive o filho mais velho de Dina, que mora no interior de São Paulo com o ex-marido dela, deu duas camisas e um relógio de presente a Alex no dia do seu aniversário.

 

Quanto à relação do casal, há relatos de violência doméstica registrados em boletins de ocorrência em novembro de 2008 e em março de 2009, e um de ameaça em março de 2013. Ainda assim, Dina nunca levou as denúncias até a esfera judicial. Recentemente a relação do casal era bastante tranquila, relatou a mãe de Alex, que contou à polícia que, quando a nora se mudou para Ferraz de Vasconcelos, o próprio Alex ajudou na mudança.

 

Apartamento já fez mais vítimas

 

Além de Dina e os quatro filhos, a polícia investiga a morte de Lucas Nascimento, de 23 anos, no dia 3 de junho. Lucas acabara de se mudar com sua mulher Viviane Nascimento, 20 anos, grávida de sete meses na época. Durante a noite, Viviane foi tomar banho, sentiu tontura e pediu ajuda ao marido, que a levou até a cama.

 

Ela acordou por volta das 3h, sentindo tontura e náuseas, quando percebeu que o marido, deitado ao lado, teria vomitado e já estava morto. Viviane, que foi socorrida pela mãe, também perdeu o bebê ainda na barriga. Após todos os indícios de que as mortes de Dina e dos quatro filhos teriam sido provocadas por ingestão de gás, a própria polícia deverá pedir o relaxamento da prisão de Alex.

Fonte: Redação/ R7

OUTRAS NOTÍCIAS