Tempo - Tutiempo.net

FUNCIONÁRIO DA LATAM MORRE ESMAGADO POR TREM DE POUSO EM PORTO ALEGRE

Um funcionário da Latam Airlines morreu nesta segunda-feira depois de um acidente no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. O mecânico de manutenção Adriano Schuch teria sido atingido pela roda de uma aeronave que estava sendo deslocada no pátio do aeroporto, durante a madrugada. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Cristo Redentor, mas não resistiu aos ferimentos. A companhia aérea diz que está investigando as causas do acidente.

 O Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre lamentou a morte do trabalhador e disse que também irá investigar as circunstâncias do acidente. “Temos muita preocupação com a segurança nos aeroportos, como um todo. Está se precarizando a aviação no Brasil, e não é de hoje, em nome do resultado financeiro das companhias aéreas”, critica o diretor de comunicação do sindicato, Osvaldo Rodrigues. Ele avisar que, em breve, a entidade irá lançar uma frente nacional pela aviação segura.

A Latam Airlines, em nota, lamentou o falecimento do seu funcionário, disse que se solidariza com a dor de seus familiares e amigos, e segue prestando toda a assistência necessária à família.

Responsável pela investigação, o delegado Cléber Ferreira trabalha inicialmente com a hipótese de crime acidental, uma vez que uma falha de comunicação entre os mecânicos da empresa pode ter resultado na morte. “Para mim houve um erro de comunicação entre o mecânico que estava em terra e o push back (mecânico que puxa o reboque). Ele disse que podia movimentar a aeronave, e como ele estava sob as rodas do trem de pouso, acabou sendo esmagado, vindo a falecer”, explica.

Cléber Ferreira explica ainda que chovia no momento do acidente e que a baixa visibilidade pode ter sido um agravante para falha de comunicação dos dois operários em solo. Havia, ainda, um terceiro mecânico na cabine do avião. A investigação vai apurar, ainda, se os mecânicos faziam o uso correto dos equipamentos de segurança.

correiodopovo

OUTRAS NOTÍCIAS