Tempo - Tutiempo.net

General Heleno se insurge contra decisão de Cármen Lúcia sobre Forças Armadas na Amazônia

GEN. AUGUSTO HELENO

Pelo Twitter, o general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional, questionou decisão da ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, de pedir informações a Jair Bolsonaro e ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo, sobre o uso das Forças Armadas na Amazônia.

“A Ministra Carmen Lúcia, do STF, acolheu ação de um partido político e determinou que o Presidente República e Ministro da Defesa expliquem o uso das Forças Armadas, na Amazônia.”

“Perdão, cara Ministra, se a Sra conhecesse essa área, sabe qual seria sua pergunta: ‘O que seria da Amazônia sem as Forças Armadas?'”, escreveu o general Heleno.

A decisão foi tomada pela ministra na terça-feira (1º), no âmbito de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) movida pelo Partido Verde, que pede a suspensão do decreto presidencial que instituiu a Operação Verde Brasil 2, com previsão do emprego das Forças Armadas “na Garantia da Lei e da Ordem e em ações subsidiárias na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos Estados da Amazônia Legal”.

Na opinião do PV, o decreto promove “verdadeira militarização da política ambiental brasileira” e “usurpa competências” de órgãos de proteção ambiental, como o Ibama.

Depois da afronta feita por general Heleno à ministra, perfis bolsonaristas começaram a usar sua crítica para atacar o STF no Twitter.

OUTRAS NOTÍCIAS