Tempo - Tutiempo.net

Lacaio de Trump, Ernesto Araújo insulta Celso Amorim

Ernesto Araújo o pior diplomata que o Brasil já teve

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que já foi considerado pela revista norte-americana Jacobin como “o pior diplomata do mundo”, usou as redes sociais para atacar o ex-chanceler Celso Amorim.

Amorim, no entanto, já foi apontado como o melhor chanceler do mundo e um dos seis pensadores mais influentes em escala global pela revista Foreign Policy.

 “Alguns fatos, realizações e atitudes de nossa política externa voltada aos interesses do povo brasileiro, para desfazer a narrativa mentirosa de Celso Amorim, o chanceler da corrupção petista, cuja política externa passiva e pequena nada de bom trouxe ao Brasil”, postou Araújo.

O ataque veio na esteira de uma entrevista de Amorim ao UOL, na qual o ex-chanceler disse que nem na época da ditadura militar o Brasil “sofreu tamanho descrédito” em relação à diplomacia internacional.

Ele também criticou o governo de Jair Bolsonaro por “hostilizar diariamente o seu parceiro comercial [a China]”.  “Esta é a primeira vez que eu vejo todas as tradições da diplomacia brasileira jogadas no lixo”, afirmou Amorim na entrevista.

Araújo vem sendo pressionado a deixar o cargo em função das críticas internacionais ao redirecionamento da política externa brasileira e dos ataques feitos contra importantes parceiros comerciais, como a China.

Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS