Tempo - Tutiempo.net

Marcelo Adnet é co-autor de samba-enredo da Gaviões da Fiel contra o fascismo; assista

Marcelo Adnet

Depois de levar a Sapucaí às gargalhadas com uma caricatura de Jair Bolsonaro no enredo sobre fake news da São Clemente em fevereiro deste ano, o humorista Marcelo Adnet agora concorre com o samba-enredo “Basta!” nas eliminatórias do Carnaval 2021 da Gaviões da Fiel, que quer levar as lutas contra o fascismo ao Anhembi.

Adnet compôs o samba-enredo com outros 12 artistas.

A letra entoada na música é uma ode antifascista, que se coloca contra inúmeras violências cometidas pelo Estado brasileiro ao longo dos anos e traz a memória de uma série de figuras políticas vítimas dessas agressões, como por exemplo, a vereadora carioca Marielle Franco.

A letra da música começa falando da importância da empatia no cotidiano brasileiro, atenta para a voz da população negra do Brasil e também traz a consciência de classe dos trabalhadores para o samba.

“A empatia é revolucionária. Eu sou a voz do negro, onde o negro não tem voz. Eu sou a consciência do trabalhador.”, canta o intérprete Nego no início do vídeo.

Parafraseando o hino nacional, a letra da música começa com a frase “sou eu, filho dessa pátria mãe hostil, herdeiro da senzala Brasil, refém da maculada inquisição”, criticando as ações fascistas cometidas pelo estado.

O samba-enredo antifascista está competindo em uma disputa interna na Gaviões e, caso seja aprovado, disputará o desfile do ano que vem.

OUTRAS NOTÍCIAS