Tempo - Tutiempo.net

MILHARES PROTESTAM CONTRA O GOVERNO PELO PAÍS

Aconteceram e ainda acontece neste domingo, (15), manifestações contra o governo da presidente Dilma Rousseff em cidades de 16 estados (AL, AM, BA, CE, GO, MA, MG, MS, PA, PE, PR, RJ, SC, SE, SP e TO) e no Distrito Federal.

Com faixas, cartazes e muitos vestidos com as cores da bandeira nacional, eles pedem o impeachment de Dilma, protestam contra a corrupção na Petrobras e há pedidos de intervenção militar; em Brasília, cerca de 30 mil pessoas se concentram na Esplanada dos Ministérios; em São Paulo, ainda há concentração no vão livre do Masp; no Rio cerca de 15 mil pessoas participaram dos protestos na orla de Copacabana; no momento as manifestações estão se dispersando, até gora ocorreram de forma pacífica.

 

Na Capital paulista, um grupo de manifestantes se reúne na Avenida Paulista, em frente ao Masp, no sentido Consolação. Há pessoas com cartazes “Fora, Dilma” e as que cantam o Hino Nacional.

 

A polícia acompanha o grupo. A manifestação está prevista para começar às 15h. No estado de São Paulo, há manifestações em Campinas, Araçatuba, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Piracicaba, São João da Boa Vista, Indaiatuba, Valinhos, Mogi das Cruzes, Araçatuba, Sertãozinho, Franca, Ribeirão, Jacareí, Rio Claro, Jundiaí, Itu.

 

Em Brasília, a Esplanada dos Ministérios foi ocupada por manifestações. O policiamento está bastante reforçado. A maior parte dos manifestantes é composta de jovens e adultos, mas também é possível ver crianças e idosos. Até o momento o clima é de muita tranquilidade.

 

As manifestações foram convocadas por meio de redes sociais por grupos como Vem Pra Rua, Limpa Brasil, Movimento Brasil Contra a Corrupção, Movimento Brasil Livre, Diferença É o Sinal para Mudar o Brasil e Foro de Brasília.

 

A Polícia Militar estima que ao longo do dia cerca de 70 mil pessoas compareçam à manifestação, já os organizadores estimam cerca de 130 mil. Mas no momento, a estimativa da PM é de cerca de 3.200 presentes à manifestação.

 

No Rio de Janeiro, o ato organizado pelos movimentos Vem para Rua, Brasil Limpo e Cariocas Direitos reúne milhares de manifestantes na orla da Praia de Copacabana, na altura do Posto 5. A maioria dos manifestantes veste camisas verdes e amarelas e carregam bandeiras do Brasil.

 

O ato começou com o hino nacional. Os discursos, no alto do carro de som, pedem o fim da corrupção, o afastamento da presidenta Dilma Rousseff e fazem críticas também à condução do PT no governo.

 

“Este movimento é pela redenção do Brasil e restauração dos direitos da classe trabalhadora. As autoridades pensaram que este ato seria um fracasso, não é essa a demonstração. Temos aqui mais de 15 mil pessoas”, disse o presidente da Federação dos Metalúrgicos e da Força Sindical no Rio de Janeiro, Francisco Dal Prá.

 

Os manifestantes estão espalhados pelas duas pistas da orla, mas o trânsito não foi interrompido para quem segue do Posto 6 em direção ao Leme. A Polícia Militar montou um esquema de segurança com policiais em fila por toda extensão da orla onde têm manifestantes.

 

A PM ainda não divulgou a estimativa do número de manifestantes.

Fonte: Rodrigo Lôbo

OUTRAS NOTÍCIAS