Tempo - Tutiempo.net

Mineral é descoberto em partícula de diamante

CC BY-SA 2.0 / Jan Helebrant / Turmalina Preta

Cientistas descobrem novo mineral em uma partícula de diamante encontrada a uns 170 quilômetros debaixo da terra.

Nessa semana, pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, encontraram um mineral antes desconhecido dentro de um diamante da África do Sul. A estrutura química do mineral é muito incomum, raramente encontrada no manto terrestre. Os resultados da pesquisa foram publicados pela revisa especializada American Mineralogist.

A doutoranda Nicole Meyer e a sua equipe realizaram uma série de estudos geológicos que lhes permitiram indicar que o diamante se formou a uns 170 quilômetros debaixo da superfície terrestre, em uma temperatura estimada em 1.190 graus Celsius.

O mineral descoberto foi batizado como ‘goldshmidtita’, em homenagem ao fundados da geoquímica moderna, Victor Moritz Goldshmidt.

Por ter sido encontrado em uma parte muito profunda e antiga do nosso planeta, a amostra oferece dados inéditos sobre a química de tempos ancestrais, funcionando como uma verdadeira máquina do tempo.

Uma vez que é praticamente impossível acessar o manto da Terra, os pesquisadores recorrem a pequenos fragmentos de diamantes para aprender mais sobre a química das profundezas terrestres.

“A goldshmdtita tem altas concentrações de nióbio, potássio e elementos presentes nas terras raras, como o lantânio e o cério, enquanto no restante do manto terrestre predominam outros elementos, como o magnésio e o potássio”, esclareceu Meyer.

A pesquisadora ressalta que o mineral só pode se formar como resultado de processos excepcionais e bastante complexos, o que reforça a importância desta descoberta para a ciência moderna.

Sputnik

OUTRAS NOTÍCIAS