Tempo - Tutiempo.net

Moradores reclamam do abandono da Praça Chico Mendes no conjunto Morada das Árvores

Na manhã desta quarta-feira (12), a equipe do site cljornal, foi até a praça Chico Mendes, do conjunto Morada das Arvores, localizada no bairro Campo limpo de Feira de Santana, para saber como andava a manutenção da principal Praça Chico Mendes.

O local possui, várias barracas que vendem alimentos variados, ponto moto táxis, que se misturam com os animais que perambulam pelo local, contrastando com um ambiente que deveria ser de lazer, esporte e entretenimento para a comunidade.

Ao entrevistar vários frequentadores e moradores constatou-se que, lazer, esporte, segurança, e estrutura não estão sendo bem assistidos pela prefeitura naquele espaço público.

A praça sofre ataque dos vândalos com frequência que depreda o patrimônio público. De acordo com uma moradora do bairro, Elisangela dos Santos Silva ela confirma: “não há cuidado por parte de quem frequenta. A iluminação quase não tem, jogaram pedras e quebraram tudo”.

Segundo Paulo Roberto dos Santos Soares, morador do bairro, professor de futebol, e frequentador assíduo da praça diz: “tem dias que saio daqui nove horas da noite, essa praça era mais cuidada, tinha jardineiro agora está desleixada.

Trabalho com crianças, e não tem um banheiro público, e nenhum posto policial permanente”.

Paulo se mostrou indignado com a situação, afirmando à nossa reportagem que em dia de jogo a situação fica mais complicada, dizendo que: “as pessoas fazem suas necessidades atrás das arvores”, causando constrangimento a todos.”

Para comprovar, que a Praça Chico Mendes necessita de cuidados, ninguém melhor para falar do que o responsável pela limpeza da praça e morador do bairro, o trabalhador Valdomiro Ferreira.

Ele é enfático ao dizer que a Praça precisa de uma reforma urgente, tem muita coisa que deve ser concertada.

A situação não para por aí, Alexandro Silva e Dominício Coelho, ambos moradores do bairro enfatizaram que “Falta estrutura para esportes, geralmente as pessoas jogam bola em cima da grama, porque não tem outra quadra, tem que haver também uma rigorosa fiscalização para educação dos que frequentam o local.” Comenta os cidadãos esperançosos por uma presença maior da prefeitura.

Uma moradora do bairro, que preferiu não se identificar, apresentou a seguinte sugestão: é que haja implantação de mais arvores frutíferas, servindo de incentivo para que as pessoas pratiquem exercício, e ainda se alimentem de frutas de qualidade e saudável. Porque não expandir para outras praças? Fica a dica para a gestão municipal.

A situação já foi pior de acordo com os entrevistados, a prostituição o tráfico e o uso de drogas, afastavam pessoas de frequentar o local.

Apesar da diminuição, os que andam na praça estão esperançosos pelas mudanças que precisam acontecer com a maior brevidade possível. Afinal, trata-se de direitos básicos do cidadão, lazer, segurança e entretenimento.      

Fonte: Harlene Teixeira

OUTRAS NOTÍCIAS