Tempo - Tutiempo.net

O JORNALISTA MERVAL DÁ O ROTEIRO DO GOLPE E PISCA PARA TEMER

O jornalista Merval Pereira, colunista do Globo e nome da casa mais alinhado com o PSDB e com os irmãos Marinho, publicou, nesta terça-feira, uma coluna que funciona como uma espécie de roteiro do golpe para a derrubada da presidente Dilma Rousseff.

 

Embora o texto se chame “Sem golpismos”, é justamente do golpe contra uma presidente reeleita há menos de um mês que ele trata. É Um verdadeiro escárnio.

Merval percorre a mesma seara aberta no fim de semana por outro colunista conservador, o poeta Ferreira Gullar, que, no fim de semana defendeu uma espécie de “golpe democrático”, como se ele fosse necessário para “salvar a democracia” – exatamente o mesmo argumento que o Globo usava em 1964 para defender o regime militar e a derrubada de João Goulart.

 

Os dois colunistas, tanto Merval quanto Gullar, fazem um gesto de sedução ao PMDB.

 

Na sua coluna no fim de semana, o poeta afirmou que seria necessário cooptar forças ainda alinhadas com o petismo.

 

Merval, por sua vez, fala em dois caminhos para o impeachment, que ele parece ver como inevitável.

 

No primeiro modelo de impeachment, tanto a presidente Dilma quanto o vice Michel Temer seriam atingidos pelo furacão.

 

Neste caso, a acusação estaria relacionada ao financiamento da campanha eleitoral.

 

“No caso da presidente Dilma, no entanto, se a acusação for o financiamento da campanha eleitoral por dinheiro ilegal provindo do petrolão, também o vice Michel Temer estará impedido, pois é a chapa que será impugnada”, diz Merval, lembrando, que, neste caso, haveria novas eleições em 90 dias.

 

No entanto, Merval propõe um golpe mais palatável para o PMDB e mais sedutor para Michel Temer. “Caso, porém, a acusação contra a presidente for por crime de responsabilidade pela sua atuação no caso da Petrobras, apenas ela será impedida, podendo assumir o vice-presidente Michel Temer”, diz ele.

 

Com isso a Globo tenta influenciar Michel Temer, massageando o seu ego e aguçando a sua vaidade. Será que ele se deixará seduzir?     

Fonte: Brasil 247

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS