Tempo - Tutiempo.net

O notável exemplo do apóstolo Paulo

Esta extraordinária história da viagem do apóstolo Paulo a Roma, com suas provas e triunfos, é um bom exemplo do conjunto de luzes e som- Brás sempre presente do caminho da fé, por toda a trajetória da vida humana.

O ponto notável nessa história é que os lugares difíceis, estreitos, são entremeados das mais extraordinárias intervenções e providências de Deus.

É comum pensar-se que a vereda da fé é semeada de flores; é igualmente comum, entender-se que, quando o Criador intervém na vida do seu povo, falo numa escala tão incomparável que somos colocados acima do plano das dificuldades.

A realidade, entretanto, é que a experiência mostra bem o contrário. A história da Bíblia e pontilhada de provas e triunfos, alternadamente, na vida de cada um dos que formam a grande nuvem de testemunhas, desde Abel, até ao último mártir que existir.

Paulo, mais do que outro qualquer, foi um exemplo de quanto um filho de Deus pode sofrer sem ser esmagado ou despedaçado no espírito. Por causa de seu testemunho em Damasco, foi perseguido pelos adversários e obrigado a fugir para salvar a vida.

Mas não vemos uma carruagem celeste cercada de raios, trovões e chamas, arrebatando o apóstolo do inimigo; e sim, que o desceram pela muralha de Damasco dentro de um cesto, e assim escapou.

Num cesto, como uma trouxa de roupas sujas, ou um pacote de compras de supermercado, o servo de Jesus Cristo foi descido por uma janela e fugiu dos inimigos ignominiosamente.

De outra vez o encontramos deixado por meses numa prisão isolada, e o ouvimos falando de suas vigílias, seus jejuns, da deserção de amigos, dos brutais e vergonhosos açoites.

No texto que serve para esta meditação, mesmo depois de Deus ter prometido livrá-lo, nós o vemos sofrer durantes vários dias os embates de um mar encapelado, e obrigado a apaziguar os pérfidos marinheiros.

Por fim, quando vem o livramento, não vemos uma embarcação descendo do céu para apanhar do naufrágio o nobre prisioneiro, não vê um anjo andando sobre as águas e aquietando as furiosas ondas, não vemos nenhum sinal sobrenatural de que esteja sendo operado um milagre transcendente; vemos um homem a segurar-se a um mastro, outro, a uma tábua flutuante; outro agarrar-se a um destroço qualquer, outro, ainda, a salvar-se a nado.

Aqui está o padrão de Deus para nossa vida. Aqui está uma ajuda do evangelho para pessoas que têm de viver no mundo hoje, no meio de circunstâncias e situações comuns, as quais têm de ser encaradas de uma maneira totalmente prática.

As promessas de Deus, e as suas providências, não nos elevam acima do plano do senso comum e da lida corriqueira, mas é exatamente através dessas coisas que a fé é aperfeiçoada, e que Deus se agrada de entretecer, na urdidura da nossa experiência de cada dia, os fios de ouro do seu amor.

MENSAGEM FINAL:
A você, possivelmente diante de embaraços e provações, use a fé com extrema confiança, porém, firmando-se na praticidade que cada embate exige.

Fonte: Ávido Medeiros

OUTRAS NOTÍCIAS