Tempo - Tutiempo.net

Presidente do STF autoriza seguimento da Lava Jato e convoca delatores

Ministra Carmem Lúcia presidente do STF

As investigações da Operação Lava Jato vão continuar. Juízes assistentes de Teori Zavascki, relator do caso morto em acidente aéreo na quinta-feira (19/1), foram autorizados pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia, a dar prosseguimento aos trabalhos.

Pelo menos dois delatores foram convocados e completam nesta semana os seus depoimentos.

A decisão de Cármen Lúcia, plantonista do STF durante o recesso do Judiciário, deve, portanto, agilizar as delações da Odebrecht.

A presidente do Supremo ainda não decidiu sobre qual ministro da Casa deve assumir a relatoria da Lava Jato e analisar pedidos de prisão, de abertura de inquérito ou de buscas envolvendo investigados.

Além das conversas com os colegas de tribunal, Cármen se reuniu com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Oficialmente, ele foi “prestar condolências” à presidente da Corte.

Nos bastidores, Janot tem revelado preocupação com o futuro da Operação Lava Jato e principalmente com a homologação das delações da Odebrecht, que se encontram em compasso de espera.

Cármen avalia a possibilidade de autorizar que a equipe de juízes auxiliares que recebeu delegação de Teori para trabalhar nas delações durante o recesso continue esse processo durante a próxima semana.

Estavam previstas para essa semana audiências dos juízes com os 77 delatores da empreiteira, para confirmar se os acordos com o Ministério Público foram fechados de forma espontânea.

A expectativa é de que Cármen tome decisões sobre o assunto – tanto sobre a continuidade das audiências no caso da delação da Odebrecht como sobre o futuro da Lava Jato – nos próximos dias.

Ela conversou com os ministros sobre as possibilidades e ouviu a opinião dos colegas.

Estadão

OUTRAS NOTÍCIAS