Tempo - Tutiempo.net

PRIMEIRO DEBATE TEVE SETE PRESIDENCIÁVEIS TRÊS SE DESTACARAM

O primeiro debate presidencial na tevê, transmitido pela TV Bandeirantes na noite de terça-feira (26), contou com sete participantes, mas as discussões acabaram protagonizadas pelos três candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto.

Enquanto a presidente Dilma Rousseff (PT) destacou os programas sociais de governo, como o Pronatec e o Bolsa Família, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) adiantou o nome de seu ministro da Fazenda e a ex-senadora Marina Silva (PSB) lembrou o ex-governador Eduardo Campos em duas de suas intervenções, no início e no fim do debate.

Dilma não perdeu nenhuma chance de atacar a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que comparou sempre que pôde com os anos do PT no Palácio do Planalto.

Coube ao alvo preferencial de Dilma, Aécio, retrucar as críticas da presidente e tentar se apresentar como uma alternativa a um modelo de gestão que, segundo ele, levou o Brasil a uma crise econômica.

Atual segunda colocada nas pesquisas de intenção de voto, Marina Silva passou boa parte do debate criticando a polarização entre PT e PSDB, como Eduardo Campos já vinha fazendo enquanto era o candidato do PSB.

A ex-senadora destacou, contudo, que pretende governar com o “banco de reservas” dos outros partidos, onde estão os melhores quadros da política nacional.

Em debate na TV, petistas criticam pergunta sobre controle de mídia

Feliciano diz que Dilma perdeu popularidade após embate entre os dois

Também participaram do debate Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB) e Everaldo Pereira (PSC), que puderam apresentar seus projetos em áreas como economia, educação e saúde, mas tiveram menos oportunidades para falar do que os três melhores colocados nas pesquisas de intenção de voto, já que as perguntas se concentraram entre Dilma, Aécio e Marina.

Entre os candidatos de menor expressão, quem mais chamou atenção nas redes sociais foi Eduardo Jorge, mas mais pelas intervenções peculiares do que pelas propostas.

Luciana Genro aproveitou o espaço para se apresentar e tentou se mostrar como representante dos anseios das manifestações de junho do ano passado.

Já Everaldo Pereira se colocou em posição ideológica oposta a Luciana, devendendo valores de economia liberal, como privatização, e conservadores, se posicionando contra o aborto e o casamento entre homossexuais.

Mais próximo de Everaldo ideologicamente, Levy Fidelix concentrou seu discurso em questões econômicas e de mobilidade urbana, mas sem mencionar a proposta do “aerotrem”.

Debate
O primeiro bloco foi pautado pela organização do debate, que escolheu o tema segurança pública para dar início às discussões da noite.

Enquanto Fidelix defendeu a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, Eduardo Jorge disse que a liberação e regulação das drogas seria a medida mais efetiva para combater a criminalidade – a mesma política para drogas é apoiada por Luciana Genro.

A sequência do debate teve blocos intercalados de perguntas de jornalistas e questões feitas entre os candidatos, sempre com comentários de um outro presidenciável. A maior parte das perguntas foi dirigida a Dilma, Aécio e Marina.
Farpas

Apesar de Marina ter apresentado o maior crescimento nas últimas pesquisas, Dilma e Aécio Neves trocaram a maior parte de ataques e provocações.

A candidata à reeleição disse que a inflação está sob controle e criticou várias vezes o governo FHC.

Dilma também rebateu as críticas do tucano à gestão da Petrobras, dizendo que a “PF tem autonomia e investiga a todos, doa a quem doer”.

Aécio, por sua vez, disse que o sonho do brasileiro é morar na propaganda do PT, que, segundo ele, apresenta um “Brasil virtual”.

O senador aproveitou para anunciar que, se eleito, terá o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga como ministro da Fazenda.

Já Marina disse se sentir “coerente” em defender a nova política, que consiste em “combater a velha polarização que nos últimos 20 anos se constituiu num atraso para o País”.

– A polarização PT-PSDB já deu o que tinha que dar. […] Quando digo que quero governar com os melhores, reconheço que tem pessoas boas em todos os partidos.

O problema é que essas pessoas estão no banco de reservas, e as pessoas que foram as ruas em junho de 2013 vão escalar uma nova seleção.  

Fonte: Eduardo Enomoto

OUTRAS NOTÍCIAS