Tempo - Tutiempo.net

Profissionais do HGCA podem abandonar seus cargos coletivamente nesta quarta (2)

O Sindimed, Sindicato dos médicos do Estado da Bahia, convocou a categoria médica através do seu portal para que paralise suas atividades no Hospital Geral Clériston Andrade nesta quarta (2) com a entrega coletiva dos cargos.

 

A crise instalada na instituição já dura anos e os profissionais que trabalham no HGCA pretendem dar um basta para a situação e segundo o portal do Sindimed, a atitude não será surpresa para o Governo do Estado que de acordo com a categoria já tem em mãos uma pauta de reivindicações que nunca foi atendida.

 

“Depois de dois meses enfrentando a insensibilidade do governo, os médicos entregam os cargos coletivamente como forma de protesto… Os médicos negociaram exaustivamente com o governo a fim de encontrar uma solução e evitar esta medida extrema, entretanto, a gestão foi incapaz de apresentar uma proposta que contemplasse minimamente o pleito dos médicos”,é o que informa o portal do sindicato.

No portal www.sindimed-ba.org.br também está disponível a pauta de reivindicações da categoria que está reproduzida abaixo:         

 

REIVINDICAÇÕES DE MELHORIAS PARA O HGCA

 

 

Adequação estrutural mínima para liberação de Alvará de Funcionamento, emitido pela Vigilância Sanitária.

 Reforma imediata das instalações de Estar Médico

Contratação de profissionais de saúde para viabilizar o funcionamento pleno do Centro Cirúrgico 24h por dia – 04 enfermeiros e 12 técnicos em enfermagem

Abertura imediata do CRPA, nunca inaugurado de fato – contratação de 05 enfermeiros e 08 técnicos em enfermagem.

Funcionamento pleno do Serviço de Radiologia, com Médico Radiologista de Plantão e realização 24h de Ultrassonografia e Tomografia de Abdome com emissão de laudo.

Aquisição de aparelhos e instrumental para cirurgia Videolaparoscópica

Aquisição de Material para funcionamento pleno do serviço de Urologia (Cistoscópio; Ressectoscópio)

Implementação do Serviço de Endoscopia Digestiva com possibilidade terapêutica

Contratação de técnicos de enfermagem para garantir assistência aos pacientes nas enfermarias

Aquisição de caixas de instrumental cirúrgico para evitar postergar cirurgias por indisponibilidade de material esterilizado;

Garantir funcionamento em tempo integral das Cirurgias ortopédicas, disponibilizando técnico em radiologia para radioscopia em centro cirúrgico e material para cirurgia ortopédica.

Ampliação de leitos de enfermaria Cirúrgica

Garantir que não mais ocorrerá a falta constante de medicamentos e materiais médicos essenciais, como antibióticos, fitas de glicemia, anti-hipertensivos, enoxaparina, material de curativo, água para injeção, etc.

 

 

 

 

 

Fonte: Redação com informações do Sindimed/ Foto: Web

OUTRAS NOTÍCIAS