Tempo - Tutiempo.net

PSDB decide só recomendar aprovação da reforma da Previdência

Reunião da comissão executiva nacional do PSDB que discutiu posição do partido sobre a reforma da Previdência (Foto: Paulo Vitor Oliveira / G1)

O presidente interino do PSDB, Alberto Goldman, afirmou nesta quarta-feira (22), após uma reunião da comissão executiva nacional do partido, que o partido decidiu recomendar a aprovação da reforma da Previdência, sem fechar questão sobre o assunto.

A reunião foi convocada para discutir, entre outros pontos, como o partido se comportará na votação da reforma da Previdência na Câmara. O encontro teve a presença do especialista em Previdência Paulo Tafner, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (USP).

Na prática, a recomendação representa somente uma orientação, diferente do fechamento de questão, que obrigaria os parlamentares a votar de acordo com a decisão do partido, sob pena de sofrer sanções, entre as quais a expulsão.

Goldman afirmou que, para fechar questão, seria necessária uma reunião entre a bancada do partido na Câmara e a comissão executiva. Segundo ele, essa reunião ainda pode ocorrer, mas não se decidiu a respeito.

“Do ponto de vista político, entendemos que neste momento cabe apenas a recomendação, e o trabalho politico vai ser feito dentro da bancada para que tenhamos, senão a unanimidade, o máximo possível da posição unitária do partido”, afirmou Goldman

Segundo o presidente interino, essa decisão não representa um recuo do PSDB a respeito sobre a reforma da Previdência.

“Não é um recuo do PSDB. É uma consideração que o partido faz com a realidade que existe no Congresso. Nós continuamos com a mesma posição, mas entendemos”, declarou.

Goldman não quis opinar sobre a reunião desta quarta entre o senador Aécio Neves (MG), presidente licenciado do partido, e o presidente Michel Temer. O objetivo do encontro seria discutir a substituição do ministro da Secretaria de Governo, deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA). Mais tarde, o presidente decidiu nomear o deputado do PMDB Carlos Marun (MS) para o posto.

“Ele [Aécio] é um senador e fala com quem quiser, ele não fala em nome do partido, está licenciado. Em nome do partido falamos nós agora aqui”, afirmou Goldman.

Entre os participantes da reunião estavam os deputados Daniel Coelho (PE), Antonio Imbassahy (BA), Brano Araújo (PE), Carlos Sampaio (SP), Yeda Crusius (RS); os senadores Paulo Bauer (SC), Cássio Cunha Lima (PB) e Flecha Ribeiro (PA); e o ministro Aloysio Nunes (Relações Exteriores).

Nota

Após a reunião da comissão executiva, a assessoria do PSDB divulgou a seguinte nota:

PSDB reafirma seus compromissos

Considerando que a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que discutiu o projeto da Reforma da Previdência aprovou substitutivo com os votos do PSDB, com algumas ressalvas;

Considerando que o substitutivo aprovado representa um avanço na redução das desigualdades e na eliminação dos privilégios do Sistema de Previdência Social;

Considerando que o novo texto que será apresentado pelo Governo pode significar um recuo com relação ao aprovado, porém sem conflitar com o mesmo;

A Executiva Nacional do PSDB recomenda que o partido continue sua luta para que, no Plenário, o substitutivo da Comissão Especial seja referendado e reafirma os compromissos do partido com as reformas necessárias para garantir o desenvolvimento do País.

Alberto Goldman – presidente interino do PSDB

Por G1

OUTRAS NOTÍCIAS