Tempo - Tutiempo.net

SEMPRE DESSEMELHANTE

O Brasil é um país dessemelhante desde a sua descoberta. Desde quando os portugueses comandados por Pedro Alvares Cabral foram degredados, ou marginais apenados na terrinha e querendo ou não, formaram uma base social inicial no Brasil, tudo já começa mal e tem sequência até os dias atuais no campo político/econômico, o que sempre causou muitos estragos na sociedade brasileira.

Sem nenhum interesse em beneficiar a população daquela época,os políticos de antigamente foram deixando  os seus legados para a posteridade,o que foi muito bem assimilado pelos políticos e governantes de agora.

Hoje, o povo elege, reelege indivíduos totalmente descompromissados com os interesses públicos e em total desacordo com os apelos populares, a exemplo da Lei da Terceirização que se aprovada (espero que não),terá apenas um beneficiário.

O empregador, anulando uma série de conquistas dos trabalhadores; e o outro desacordo, é o  que se refere à luta dos professores de todos os níveis em todo o pais, por melhorias salarias de verdade, por Plano de Cargos e Salário, pelo respeito às Leis que regem a Educação e sem apoio de legisladores ou governantes.

O estranho e incompreensível são as atitudes ditatoriais de muitos desses governadores que se dizem democratas (para muitos governantes a Democracia pertence apenas à elite).

Em muitos estados, e em particular São Paulo e Paraná são absurdamente violentas as atitudes tomadas por governadores, mandando espancar, prender professores que reivindicam direitos e que não são ouvidos.

São professores desiludidos com os sindicatos da categoria, cujos dirigentes vendem-se aos  interesses políticos em detrimento dos interesses da classe, cada vez mais, fragilizada pelos erros cometidos nos projetos que envolvem o Processo de Educação, Ensino e Aprendizagem.

Alguns governantes têm colocado nas ruas de suas cidades, um número excessivo de policiais que agem com violência ímpar contra aqueles que educam, e que estão nas ruas protestando por um salário melhor, para a melhoria da qualidade de vida, e que não são atendidos por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal que serve apenas para os que trabalham, para o arrocho salarial imposto pelos governantes.

Massacrar movimentos de homens e mulheres que contribuem para o desenvolvimento de um povo tem de ser considerado crime político sério, e o governantes deveria ser responsabilizado judicialmente por tal atitude.

Para quem não sabe (e são muitos os que não sabem), o professor é o principal formador de opinião e, por assim ser, nenhuma nação se desenvolve sem a ação do professor, aquele que tem na sua prática pedagógica, a arma para transformar, para revolucionar.

O ser professor é uma vocação, sim. Mas, professor é o ser humano que tem as suas necessidades e, portanto, deve ser o profissional do Processo Educativo, merecendo ser respeitado como pessoa, como agente do Processo ,recebendo a retribuição financeira adequada para desenvolver as suas habilidades.

Sem isto, o Brasil, no contexto geral, continuará a ser visto como o país altamente dessemelhante e com a Educação sempre de LUTO.

Fonte: Cezar Ubaldo

OUTRAS NOTÍCIAS