Tempo - Tutiempo.net

Vírus descoberto no Paraná deixa pesquisadores em alerta

Surge no Paraná, nova versão do vÍrus H1N2

Uma nova variante do vírus influenza A H1N2 descoberta no Paraná tem deixando pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) em alerta por seu potencial pandêmico. A doença é transmitida de porcos para humanos. As informações são do jornal O Globo.

Os cientistas estudam o caso de uma mulher de 22 anos, que trabalha em um frigorífico em Ibiporã.

Ela precisou de atendimento médico após o quadro respiratório se agravar em abril. A Fiocruz foi acionada e confirmou a infecção por A H1N2, A jovem já está recuperada.

“Essa variante do vírus influenza A H1N2 tem potencial pandêmico, mas isso não quer dizer que vá causar pandemia”, diz a virologista Marilda Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

Segundo a virologista, a nova variante do  vírus influenza A H1N2 tem o mesmo potencial de causar pandemia quanto o descoberto recentemente na China.

Desde que foi descoberto, em 2005, já foram registrados 26 casos do vírus influenza A H1N2 no mundo —sendo este do Paraná o segundo no Brasil.

Todos os pacientes contraíram o vírus após contatos com porcos e a maioria apresentou doença branda.

Porém, como trata-se de um vírus que tem potencial de causar pandemia ao sofrer alguma mutação e passar a ser transmitido por contato pessoal, todos os casos identificados devem ser reportados à OMS, como fez a Fiocruz.

Redação. C. Livre

OUTRAS NOTÍCIAS