Tempo - Tutiempo.net

Marcius Melhem agarrava funcionárias e era violento, diz advogada

MARCIUS MELHEM

Após demissão do ator e diretor Marcius Melhem da TV Globo em agosto, e das acusações de assédio sexual, as supostas vítimas se pronunciaram através da advogada Mayra Cotta em entrevista à Folha de S.Paulo neste último sábado, 24.

A representante legal disse que as funcionárias revelaram que Melhem agia de forma ‘violenta’, utilizava de seu poder hierárquico para constrange-las e ainda chegou a trancar mulheres em salas para assediá-las.

Entenda o caso

Mayra afirma que as mulheres denunciaram o artista ao setor de compliance da empresa, que instaurou um procedimento interno para checar os casos.

Mas, descontentes com desfecho do processo, elas resolveram de unir para expor o que passaram, incluindo o comportamento de Marcius Melhem enquanto chefe. De acordo com a advogada, o caso foi varrido para de baixo do tapete.

Entretanto, elas não ficaram satisfeitas com o desfecho do processo e resolveram se organizar para expor “tudo o que elas passaram e toda a gravidade do comportamento que o ” e “para que ele não fosse simplesmente varrido para debaixo do tapete”, diz a advogada.

Ela conta, de acordo com suas clientes, Melhem agia de forma agressiva repetidas vezes. “Houve um comportamento recorrente, de trancar mulheres em espaços e as tentar agarrar, contra a vontade delas.

De insistir e ficar mandando mensagem inclusive de teor sexual para mulheres que ele decidia se iam ser escaladas ou não para trabalhar, se ia ter cena ou não para elas [nos programas de humor].

De prejudicar as carreiras de mulheres que o rejeitaram. De ficar obcecado, perseguindo mesmo. Foi um constrangimento sistemático e insistente, muito recorrente”.

A advogada está representando seis vítimas de assédio sexual, algumas outras por assédio moral e mais seis testemunhas, além de um grupo de apoiadores composto por, aproximadamente 30 pessoas. As vítimas e testemunhas preferiram manter suas identidades em sigilo.

A defesa de Marcius Melhem

Após matéria da Folha de S. Paulo ser publicada, Marcius Melhem foi ao Twitter para fazer sua defesa. Em diversas publicações na rede social, o ator disse que está disposto a reconhecer e, se possível, reparar seus erros.

“Sobre a matéria da Folha: Como escrever uma nota pra comentar acusações dessa gravidade? Culpados e inocentes dizem a mesma coisa. ‘Sou inocente. Vou provar na justiça’.

Por isso qualquer coisa que eu diga pode soar falsa de cara. Mas preciso falar e com o tempo mostrar minha sinceridade no que vou dizer aqui. Estou disposto a reconhecer meus erros, pedir desculpas e, se possível, reparar pessoas q eu tenha de qualquer forma magoado”, disse.

“Quero enfrentar isso com verdade e humanidade e me expor se for preciso. Fazer jus a todos esses anos em que pautas como as do feminismo foram abraçadas pelo humor transformador em que eu acredito.

Fiz parte de um grupo de homens e mulheres que se orgulha de usar o humor como um instrumento contra o preconceito”, continuou.

“Mas mesmo abraçando profissionalmente a causa feminista, ainda combato o machismo dentro de mim, erro, posso ter relações q magoem. Tento melhorar e aprender. E queria muito falar sobre isso. Mas diante de acusações tão graves que de forma alguma cometi, o que eu posso fazer? Negar”, complementa.

RC

OUTRAS NOTÍCIAS