Tempo - Tutiempo.net

A Indonésia diz que há centenas de vítimas soterradas após terremoto e tsunami…

500x250

As autoridades da Indonésia aumentaram para 844 nesta segunda-feira (1) o número de mortos pelos terremotos e o tsunami que atingiram a ilha de Celebes na sexta-feira passada, mas alertaram que muitas vítimas ainda estão sob a a lama e os escombros. As autoridades declararam estado de emergência de 14 dia…

O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, afirmou em entrevista coletiva em Jacarta que o número de mortos ainda aumentará porque há “centenas de vítimas” soterradas em Petobo, uma área  da cidade de Palu….

Das 844 mortes, 821 desses casos ocorreram em Palu, 12 em Parigi Moutong e 11 no distrito de Danggala, segundo os dados oficiais. A lista ainda conta com 90 desaparecidos, 632 feridos internados em diversos hospitais e 48.025 pessoas atendidas em 103 centros de amparo….

A chegada de equipamento pesado a Palu, a capital da província de Celebes Central e a cidade mais afetada, contribuirá para agilizar os trabalhos de resgate entre os edifícios que desmoronaram.

O presidente Joko Widodo disse que o resgate de pessoas é uma das prioridades neste momento. “Há muitos locais onde a retirada [de pessoas] não podia ser feita por causa da ausência de equipamento pesado, mas na noite passada o equipamento começou a chegar”, disse Widodo.

Ele também confirmou o envio de suprimentos para as regiões mais afetadas pelo terremoto e o tsunami de sexta. “Enviaremos tantos suprimentos de comida quanto possível hoje com aviões Hercules, diretamente de Jacarta” disse ele referindo-se aos aviões militares de transporte C-130….

As autoridades elevaram ainda para 114 o número de estrangeiros que estavam na região afetada no momento da tragédia, que começou com um terremoto de 6,1 graus na escala Richter e foi seguido, três horas depois, por outro de 7,5 As autoridades elevaram ainda para 114 o número de estrangeiros que estavam na região afetada no momento da tragédia, que começou com um terremoto de 6,1 graus na escala Richter e foi seguido, três horas depois, por outro de 7,5 graus e um tsunami que causou a maioria das vítimas….

UOL

OUTRAS NOTÍCIAS