Vladimir Zelensky demitiu o comandante da Força Aérea da Ucrânia, Nikolai Oleshchuk, nesta sexta-feira (30), de acordo com um decreto presidencial.
A demissão foi anunciada apenas um dia após o Exército ucraniano relatar que um caça F-16 caiu e seu piloto morreu enquanto repelia um grande ataque russo na segunda-feira (26).
“Decidi substituir o comandante da Força Aérea. […] sou eternamente grato a todos os nossos pilotos militares”, disse Zelensky em um discurso noturno à nação, citado pela Reuters.
Ele não deu motivo para a demissão, mas mencionou que o pessoal deve ser protegido e que há necessidade de fortalecer o nível de comando.
O Estado-Maior da Ucrânia disse que o tenente-general Anatoly Kryvonozhka desempenharia temporariamente as funções de comandante, relata a mídia.
O Exército ucraniano não forneceu uma razão para o acidente de segunda-feira (26), mas disse que o caça caiu enquanto se aproximava de um alvo russo. Oleshchuk informou no começo da semana que parceiros dos Estados Unidos estavam ajudando a investigar o incidente.;
O piloto que morreu na queda do avião era o mais famoso da Ucrânia.
Sputnik
Zelensky continua perdendo apoio, inclusive mas Forças Armadas desde que iniciou a operação em território russo, fragilizando a linha de frente na Ucrânia. Os comentários internos dizem que ele deu um tiro no próprio pé.
Cljornal.