Tempo - Tutiempo.net

Blogueiro “paga” 50 chibatadas semanais por criticar rei saudita.

Raif Badawi é um blogueiro da Arábia Saudita e foi condenado por criticar o governo monárquico da dinastia Saud, cuja família controla o poder e a economia do país, um estado islâmico.

A pena – não está escrito errado, não – é de mil chibatadas, “parceladas” em 20 sessões de chicote semanais, cada uma com 50 lambadas nas costas e nas pernas, em praça pública. Além de dez anos de cadeia.

Está marcado para amanhã o pagamento da “segunda parcela” da brutalidade e a mulher de Raif, que fugiu para o Canadá com os filhos, teme que ele não resista aos novos ferimentos sobre as chagas abertas na semana passada.

Os governos ocidentais fizeram “protestos” pró-forma. Ninguém retirou embaixador. Ninguém ameaçou com sanções econômicas.

Os suprimentos de jatos, tanques e mísseis norte-americanos ao governo saudita segue sem problemas, armando o seu maior aliado na região.

Ninguém é Raif, porque Raif critica “o governo errado”. Não é a Yoani Sanchez, a blogueira cubana. Não é sequer um esquerdista.

Define-se como liberal e diz que “secularismo é respeitar todos e não ofender ninguém… é a solução prática para levantar países (incluindo o nosso)) para fora do 3° mundo e em direção ao 1° mundo”.

As costas cortadas pelo látego de Raif são a crua e sangrenta evidência de que não há princípios humanitários no leme da política externa das nações ricas e que a liberdade que apregoam como universal só serve quando os serve.

Ninguém é Raif. Raif n’est pas Charlie.

Fonte: Fernando Brito

OUTRAS NOTÍCIAS