Tempo - Tutiempo.net

Brasil é o único país latino-americano no aniversário da África

O Brasil será o único país da América Latina a enviar chefe de Estado para as comemorações do aniversário de 50 anos da União Africana (que reúne 54 países). A presidenta Dilma Rousseff participará dos eventos, no próximo sábado (25), em Adis Adeba, na Etiópia. Os avanços sociais associados ao crescimento econômico fazem do Brasil um dos convidados de honra das celebrações, ao lado da França, União Europeia, China e Índia.
Dilma viaja na quinta-feira (23) para a Etiópia acompanhada por uma comitiva de ministros, como Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Aloizio Mercadante (Educação), além de empresários e assessores. A presidenta discursa no sábado à tarde. Ela terá uma reunião com o primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn, que tem interesse nos programas de desenvolvimento agrícola, de transferência de renda e de educação implementados pelo governo brasileiro.
Na América Latina, o Brasil é o país com o maior número de embaixadas na África. No total, são 37 representações brasileiras em países africanos. No Conselho de Segurança das Nações Unidas, apenas a China, os Estados Unidos e a Rússia têm mais embaixadas na África.

Fonte: Redação / Agência Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS