Tempo - Tutiempo.net

CONTRA NOVA ELEIÇÃO, MAY VAI PROCURAR PARTIDO DA IRLANDA DO NORTE CONTRA NOVA ELEIÇÃO, MAY VAI PROCURAR PARTIDO DA IRLANDA DO NORTECONTRA NOVA ELEIÇÃO, MAY VAI PROCURAR PARTIDO DA IRLANDA DO NORTE

Theresa May: “Meti-nos nesta confusão, vou tirar-nos dela”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, encontrará a líder de um pequeno partido protestante da Irlanda do Norte nesta terça-feira em uma tentativa de salvar seu mandato e evitar uma segunda eleição que abalaria as negociações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.

A aposta malsucedida de May nas eleições custou ao seu Partido Conservador a maioria no Parlamento de 650 cadeiras na última semana e enfraqueceu sua posição apenas alguns dias antes do início das discussões com a UE sobre a separação, cujos termos precisam ser acordados antes da saída agendada para março de 2019.

Com sua autoridade abalada, May ganhou um pouco de tempo com uma boa performance na segunda-feira frente a parlamentares conservadores que disseram que vão ajudá-la a se manter no poder, pelo menos por enquanto.

Entretanto, para continuar no governo, May precisa fechar um acordo com um pequeno e eurocético partido da Irlanda do Norte com 10 cadeiras parlamentares, o Partido Unionista Democrático (DUP).

May encontrará com a líder do DUP, Arlene Foster, em Londres, nesta terça-feira, mas enfrentará exigências do possível aliado por mais dinheiro para a Irlanda do Norte.

 

 Leonardo Attuch

OUTRAS NOTÍCIAS