Tempo - Tutiempo.net

Coreia do Norte anuncia que destruiu por completo o centro de testes nucleares

Centro de testes nucleares Punggye-ri, na Coreia do Norte (Foto: Satellite image © 2018 DigitalGlobe, a Maxar company/Handout via Reuters) Centro de testes nucleares Punggye-ri, na Coreia do Norte

A Coreia do Norte afirmou nesta quinta-feira que demoliu por completo seu único centro de testes nucleares, com uma série de explosões programada.

“O Instituto de Armas Nucleares da RPDC (República Popular Democrática da Coreia) organizou uma cerimônia para para desmantelar completamente o centro de testes nucleares do Norte em 24 de maio, para garantir a transparência do fim dos testes nucleares”, afirmou o instituto em um comunicado em inglês, divulgado pela agência norte-coreana KCNA.

“O desmantelamento do centro de testes nucleares aconteceu de tal maneira que todos os túneis do local desabaram por uma explosão, o que selou as entradas dos mesmos. Ao mesmo tempo algumas explosões aconteceram em construções e postos de observação do local”, completa o comunicado.

O instituto informou que dois túneis que entram pela montanha eram, antes da destruição, “utilizados para testar poderosas explosões nucleares subterrâneas a qualquer momento”.

Não foram detectados vazamentos radioativos no local durante as operações, segundo o comunicado.

JB

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS