Tempo - Tutiempo.net

Coreia do Norte continuará aumentando seu potencial nuclear

Coreia do Norte conta com uma arma muito perigosa (e não se trata de mísseis)

A Coreia do Norte pretende continuar aumentando seu potencial nuclear, afirma uma declaração emitida pela agência de noticias estatal norte-coreana, KCNA.

“Nosso partido e nosso Estado, apontando o caminho da Coreia socialista no Ano Novo, declaram suas posições de princípio. Vamos aumentar nossa capacidade de defesa e capacidade de ataque preventivo, cujo elemento principal são as forças nucleares, enquanto permanecer ameaça nuclear e a chantagem por parte dos EUA e aliados”, diz o anúncio.

A publicação recorda o teste bem-sucedido de uma bomba de hidrogênio que foi considerado como uma “grande vitória” que “levou a Coreia do Norte ao nível da potência nuclear mundial” e sublinha-se que, graças ao país dispor de armas nucleares, foi evitada uma guerra nuclear.

“Graças ao fato de a Coreia, se baseando nas ideias de Juche, segurar fortemente a espada nuclear e defender sua autonomia, justiça e paz, no ano cessante foi evitada uma guerra nuclear que ameaçava a mundo”, declara KCNA.

No dia 3 de setembro, as autoridades da Coreia do Norte anunciaram um teste bem-sucedido de uma bomba de hidrogênio. Os militares do Japão e da Coreia do Norte avaliaram a potência da explosão em 120-160 quilotons, o que é algumas vezes superior à potência das bombas lançadas pelos EUA contra Hiroshima e Nagasaki em 1945.

Logo depois, o Conselho de Segurança da ONU aprovou, por unanimidade, novas sanções contra a Coreia do Norte, que limitam de modo significativo as importações e as exportações de Pyongyang. A resolução 2375 estabeleceu o regime mais rigoroso de sanções da ONU no século XXI.

Spitnik

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

OUTRAS NOTÍCIAS