Tempo - Tutiempo.net

Desaparecimento de avião deixa enigma

Cingapura, Manhattan e Sydney – Enquanto as horas finais do voo 370 da Malaysian Air continuam envoltas em mistério, a questão de quem assume total responsabilidade pelo desaparecimento do avião também continua sem solução.

 

Uma coisa é clara: as famílias dos 227 passageiros a bordo do voo que sumiu no dia 8 de março podem conseguir alguma compensação da Malaysian Airline System Bhd mesmo se o avião não for encontrado. A companhia aérea está sujeita a pagar, segundo um tratado internacional, até US$ 175.000 por passageiro ou possivelmente mais.

 

“O desaparecimento do voo 370 continua sendo um mistério. Já as ações judiciais contra a Malaysia Airlines não são nenhum mistério”, disse Robert Hedrick, piloto e advogado de desastres aéreos em Seattle. “Se os destroços forem localizados as evidências podem estabelecer responsabilidades de outras partes”.

 

O primeiro-ministro malaio, Najib Razak, apareceu para reduzir o nível de especulação ontem dizendo que, com base em dados de satélite, o avião terminou no Oceano Índico, a oeste de Perth, Austrália, descartando teorias de que ele fez um desvio para a Ásia.

 

“É uma localização remota, longe de qualquer possível local de aterrissagem”, disse Najib, em uma conferência de imprensa em Kuala Lumpur, citando uma análise de dados da fornecedora de satélites Inmarsat Plc e da Agência de Investigação de Acidentes Aéreos do Reino Unido.

 

“Por isso, é com profunda tristeza e pesar que eu devo informá-los que, segundo esses novos dados, o voo MH370 terminou no sul do Oceano Índico”.

 

Cerca de dois terços dos viajantes a bordo eram chineses e os parentes reunidos em um hotel de Pequim, ontem, responderam com tristeza e raiva.

 

A companhia aérea provavelmente tem interesse em formular acordos com as famílias em vez de enfrentá-las nos tribunais, disse Ravindra Kumar, advogada do escritório Raja, Darryl Loh, em Kuala Lumpur.

 

“Não acho que eles querem mais publicidade. Certamente tentarão resolver isso amigavelmente”, disse Kumar.

Fonte: Exame/ Foto: web

OUTRAS NOTÍCIAS