Tempo - Tutiempo.net

Deslizamento de geleira do Himalaia causa mais de 200 mortes na Índia

Rompimento de geleira causa mais de 200 mortes na Índia

Acredita-se que pelo menos 200 pessoas podem ter morrido no norte da Índia neste domingo (7) após parte de uma grande geleira do Himalaia ter se rompido e deslizado até uma barragem hidrelétrica, causando seu rompimento e provocando enchentes na região.

A água da represa transbordou e causou imensas inundações em pontes e estradas, além de atingir as vilas ao redor, obrigando a evacuação de diversas casas.

O número correto de vítimas ainda é incerto, mas até o momento calcula-se que pelo menos mais de 200 pessoas tenham morrido.

As autoridades da região relataram à imprensa que no local um mínimo de 200 trabalhadores de uma usina tenham sido atingidos pela força das águas da barragem no estado de Uttarakhand.

Até o momento as equipes de resgate procuram confirmar essa informação.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, anunciou que está monitorando a situação. “A Índia está com Uttarakhand e a nação ora pela segurança de todos lá”, disse no Twitter.

Diversas equipes de resgate, incluindo a força aérea do país, estão ajudando na busca pelas vítimas.

Uttarakhand está sujeita a inundações repentinas e deslizamentos de terra, o último desastre aconteceu em junho de 2013, provocando  a morte de 6 mil pessoas.

cljornal com informações do Terra.

 

OUTRAS NOTÍCIAS