Tempo - Tutiempo.net

Diretor de inteligência dos EUA comparecerá no Congresso.

O Capitólio, sede do Congresso dos EUA, em Washington DC — Foto: AP Photo/J. Scott Applewhite

O diretor nacional de inteligência dos Estados Unidos, Joseph McGuire, vai comparecer nesta quinta-feira (26) perante o Congresso, enquanto muitos aguardam a divulgação do relatório do funcionário do governo que deixou Donald Trump em situação complicada por sua conversa com o presidente da Ucrânia Volodimir Zelenski.

O documento, que deixou de ser sigiloso, de acordo com alguns congressistas, pode ser divulgado na manhã de quinta-feira (26), informou o canal CNN.

Um grupo limitado de congressistas teve acesso ao documento na quarta-feira(25) à noite.

O legislador republicano Chris Stewart, que integra o Comitê de Inteligência da Câmara de Representantes, escreveu no Twitter na quarta-feira (25): “a denúncia do informante perdeu o sigilo. Eu encorajo todos a lerem”.

O líder da bancada democrata no Senado, Chuck Schumer, afirmou, depois de ler o documento, que é “muito inquietante”.

O senador republicano Ben Sasse usou a mesma expressão ao destacar que “obviamente há coisas muito inquietantes” na denúncia.

Impeachment e eleições

O escândalo explodiu no momento em que o país começa a se preparar para a campanha das eleições de novembro de 2020, nas quais Trump postula a reeleição.

Os democratas iniciaram na terça-feira (24) uma investigação parlamentar formal contra Trump –a primeira etapa do procedimento de impeachment–, após a denúncia de que em uma conversa em 25 de julho ele supostamente pressionou o colega ucraniano a investigar o rival político Joe Biden.

Biden, que foi vice-presidente de Barack Obama, é apontado no momento como o favorito na disputa do Partido Democrata para obter a candidatura à presidência.

Trump negou qualquer irregularidade na conversa e na quarta-feira (25) afirmou: “Não ameacei ninguém, não pressionei, nada”.

Segundo parte da transcrição da conversa, divulgada na quarta-feira (25), Trump pediu a Zelenski que “olhasse” para sinais de suposta corrupção contra um dos filhos de Biden.

“Há muita conversa sobre o filho de Biden, que Biden interrompeu a investigação e muitas pessoas querem saber sobre isso”, disse Trump a Zelenski. “Biden se gabava de ter parado a investigação, então se você puder olhar para isso”, acrescentou.

Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente dos EUA Joe Biden, assiste a debate em que o pai participou em 2012 — Foto: Pablo Martinez Monsivais/Arquivo/AP Photo
Hunter Biden, filho do ex-vice-presidente dos EUA Joe Biden, assiste a debate em que o pai participou em 2012 — Foto: Pablo Martinez Monsivais/Arquivo/AP Photo

Hunter Biden foi membro de 2014 a 2019 do comitê de monitoramento do grupo ucraniano de gás Burisma, que pertence a um oligarca pró-Rússia de reputação duvidosa.

Analistas destacaram que a transcrição usa reticências – denotando palavras ou trechos que faltam – em três momentos, todos quando Trump faz pedidos a Zelenski. Outros indicaram que a transcrição deveria relatar uma ligação de 30 minutos, mas o que foi divulgado dura apenas 12.

AFP

OUTRAS NOTÍCIAS