Em dois dias de ofensiva na região de Kursk, os militares russos libertaram dez povoações, informa o Ministério da Defesa da Rússia nesta quinta-feira (12).
Segundo relatado, unidades do Exército russo eliminaram mais de 300 combatentes ucranianos e 24 veículos blindados, incluindo cinco tanques, seis veículos blindados de transporte de pessoal e 13 veículos blindados de combate, nas áreas de fronteira da região de Kursk em 24 horas.
O Exército russo repeliu dois contra-ataques e frustrou uma tentativa de ofensiva ucraniana, durante a qual Kiev perdeu até 20 militares e um foi capturado.
“Durante a realização de ações ofensivas por unidades do agrupamento de tropas [russo] Sever [Norte], em dois dias foram libertadas dez povoações: Apanasovka, Byakhovo, Vishnevka, Viktorovka, Vnezapnoe, Gordeevka, Krasnooktyabrskoe, Obukhovka, Snagost e Desyaty Oktyabr”, diz o comunicado.
No total, o Exército ucraniano perdeu mais de 12.500 militares e 101 tanques durante todo o tempo de combates na área de Kursk, relatou o Ministério da Defesa da Rússia.
Além disso, a aviação e tropas de mísseis das Forças Armadas russas atingiram as reservas de 12 brigadas ucranianas na região de Sumy.
A tentativa de invasão de Krusk pelo exército ucraniano é um desastre estratégico de Kiev e uma acentuada perda de equipamentos e soldados.
SPUTNIK