Tempo - Tutiempo.net

Em meio à crise, russos invadem espaço aéreo ucraniano duas vezes

Jatos de combate russos violaram duas vezes o espaço aéreo da Ucrânia sobre o mar Negro durante a noite, informou nesta segunda-feira (3) a agência de notícias Interfax, citando o Ministério da Defesa.

 

O ministério informou que a Força Aérea ucraniana identificou um jato Sukhoi SU-27 e preveniu quaisquer “ações provocativas”, sem dar detalhes.

 

Tropas pró-Rússia tomaram controle ainda nesta segunda o controle de um terminal de balsas na Crimeia que serve como principal ponto de ligação com a Rússia.

 

Em reunião na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), o embaixador ucraniano Ihor Prokopchuk disse que a Ucrânia usará “todos os meios possíveis” para se defender de uma ameaça militar russa.

 

“A Ucrânia é uma país pacífico mas irá proteger sua soberania e integridade territorial de uma guerra agressiva com todos os meios possíveis em plena consonância com a carta da ONU”, disse Prokopchuk em uma sessão do conselho permanente do órgão de direitos humanos e democracia.

Ele disse que Kiev queria uma revogação imediata da autorização russa para o uso da força na Ucrânia, o retorno de forças militares a suas bases regulares e o estabelecimento do diálogo entre Moscou e autoridades na Ucrânia.

O primeiro-ministro da Rússia, Dmitri Medvedev, anunciou nesta segunda-feira (3) que a Rússia levará adiante o projeto de construção de uma ponte sobre o estreito de Kerch, que separa a península da Crimeia do território da Rússia, assinado com o anterior governo ucraniano.

O anúncio de Medvedev coincide com a grande tensão nessa região autônoma ucraniana, onde as tropas russas estão fustigando as forças ucranianas para tomar o controle.

 

Fonte: Redação/ Agencia Brasil Graça Adjuto/ Foto: Web

OUTRAS NOTÍCIAS