Tempo - Tutiempo.net

Eslovênia enfrenta incerteza política após partido anti-imigração vencer eleição

Janez Jansa,candidato do Partido Democrata esloveno, vota nas eleições parlamentares na capital do país, Ljubljana (Foto: AP Foto)

Eslovênia parecia caminhar, nesta segunda-feira (4), para um período de incerteza política depois de uma eleição parlamentar inconclusiva, na qual a legenda anti-imigração Partido Democrático Esloveno (SDS) conquistou a maior parte dos assentos, mas sem conseguir uma maioria parlamentar.

O presidente esloveno, Borut Pahor, irá se reunir ainda nesta semana com o líder do SDS, Janez Jansa, que recebeu o maior número de votos na eleição de domingo (4), informou uma porta-voz presidencial. Jansa centrou sua campanha no discurso contra a imigração.

Pahor havia dito anteriormente que iria nomear o líder do maior partido no Parlamento como primeiro-ministro nas próximas semanas, mas Jansa pode ter dificuldades para conseguir o apoio parlamentar necessário para liderar o próximo governo.

Nesta segunda-feira, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, afirmou ter confiança no papel construtivo que um futuro governo da Eslovênia irá desempenhar na construção de uma União Europeia mais forte, segundo porta-voz.

“O presidente está confiante de que o futuro governo fará uma contribuição válida ou se unirá aos esforços para construir uma União Europeia democrática, bem-sucedida e mais forte”, disse o porta-voz, de acordo com a Reuters.

Janez Jansa, de 59 anos, já foi primeiro-ministro em duas ocasiões, entre 2004 e 2008 e entre 2012 e 2013, ano no qual foi condenado a dois anos de prisão por corrupção, dos quais só cumpriu seis meses, segundo a Efe.

Por G1

OUTRAS NOTÍCIAS