Tempo - Tutiempo.net

EUA realiza primeiros ataques aéreos contra Talibã desde fim do cessar-fogo afegão

Ataque aéreo dos EUA ao Talibã.

Mediado pelos Estados Unidos, o cessar-fogo, que fazia parte do acordo de paz negociado no início deste ano entre o governo afegão e o Talibã, expirou em 26 de maio.

Os Estados Unidos realizaram seus primeiros ataques aéreos contra Talibã desde o fim do cessar-fogo afegão, declarou à AFP um oficial norte-americano.

De acordo com o porta-voz militar dos EUA Sonny Leggett, os ataques aéreos ocorreram na quinta-feira e nesta sexta-feira, 4 e 5 de junho, em diferentes províncias afegãs.

As Forças dos EUA no Afeganistão conduziram dois ataques aéreos em 4 de junho para prejudicar ataques coordenados do Talibã aos postos de controle das Forças de Defesa e Segurança do Afeganistão, em concordância com acordo entre EUA e Talibã.

As partes em conflito devem reduzir a violência para permitir que o processo de paz se concretize.

O cessar-fogo de três dias foi declarado pelo Talibã (grupo terrorista proibido na Rússia e em outros países) em 23 de maio, em meio ao grande feriado muçulmano Eid al-Fitr, que marca o fim do período de jejum do Ramadã.

O cessar-fogo fezia parte de um acordo de paz alcançado com a mediação de Washington no início deste ano, visando finalizar um conflito militar dura a quase 20 anos entre Cabul e os talibãs.

Sputnk com edição do cljornal

OUTRAS NOTÍCIAS