Tempo - Tutiempo.net

EUA têm “alta convicção” sobre provas contra Assad

O governo do presidente Barack Obama disse que tem “alta convicção” de que o governo sírio realizou o ataque com armas químicas na semana passada nas proximidades de Damasco, matando 1.429 pessoas.

 

A avaliação dos Estados Unidos sobre o caso diz que o governo do presidente sírio Bashar Assad usou um gás de nervo não identificado no ataque. O relatório cita informações de inteligência obtidas com testemunhas e captadas por satélite que, afirma o governo, dão sustentação ao que pode ser visto em vídeos e outras evidências sobre o caso.

 

Segundo o documento, 426 crianças morreram. O relatório diz também que a avaliação de “alta convicção” é a mais forte posição que as agências de inteligência norte-americanas podem ter antes da confirmação dos dados, que deve ser fornecida pelos inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU), que investigam o fato em território sírio.

O documento também descarta a afirmação do governo Assad de que os rebeldes foram responsáveis pelo ataque. O relatório divulgado nesta sexta-feira (30) não apresenta conteúdo confidencial, mas o governo afirmou que informações deste tipo têm sido fornecidas para aliados e para o Congresso.

 

Fonte: Agência Estado

OUTRAS NOTÍCIAS