Militares do agrupamento de tropas russo Tsentr (Centro) libertaram o vilarejo de Marinovka na República Popular de Donetsk (RPD), de acordo com o relatório semanal do Ministério da Defesa da Rússia.
O agrupamento de tropas Tsentr das Forças Armadas da Rússia libertou dois povoados na RPD e repeliu 67 contra-ataques ucranianos durante a semana, com as perdas do inimigo chegando a 3.880 militares.
“Como resultado das ações decisivas das unidades do agrupamento de tropas Tsentr, os povoados de Ukrainsk e Marinovka, na República Popular de Donetsk, foram libertados”, diz o relatório.
Os militares russos realizaram durante a semana 33 ataques com armas de alta precisão, incluindo mísseis aerobalísticos hipersônicos Kinzhal, contra instalações do complexo militar-industrial ucraniano e instalações das Forças Armadas da Ucrânia.
O ministério militar relata também que as formações ucranianas perderam até 960 militares, três tanques e quatro sistemas de guerra eletrônica na área de responsabilidade do agrupamento de tropas Vostok (Leste) durante a semana.
Já os militares do agrupamento Zapad (Oeste) derrotaram formações de 11 brigadas ucranianas e repeliram 24 contra-ataques na última semana, com o inimigo perdendo mais de 2.980 militares, segundo relatado.
As unidades ucranianas perderam mais de 3.270 militares e dez tanques, incluindo dois tanques Leopard, na zona operacional do agrupamento de tropas Sever (Norte) durante a semana, informou o Ministério da Defesa.
Por sua vez, o agrupamento Yug (Sul) assumiu o controle dos povoados de Grigorovka e Ostroe na RPD, destruiu 11 sistemas da guerra eletrônica e 31 depósitos de munição ucranianos, eliminando até 5.140 militares e dois tanques.
A aviação da Frota do Mar Negro e a defesa antiaérea russa destruíram durante a semana seis lanchas não tripuladas ucranianas, 482 drones do tipo avião e dez mísseis guiados de longo alcance Neptun, relatou.
Além disso, na semana passada, 66 militares ucranianos se renderam ao Exército russo, informou o ministério.
Na direção de Kursk, as forças ucranianas perderam mais de 330 militares e um tanque, enquanto três soldados se renderam.
Sputnik