Tempo - Tutiempo.net

Havana: começou a despedida a Fidel na “Plaza de la Revolución”

As despedidas foram iniciadas na Plaza la Rvolución

Desde as 9 h da manhã de hoje  (28) grandes filas de cubanos começaram a despedir-se do falecido líder Fidel Castro na “Plaza de la Revolución”, onde as cinzas do ex-mandatário foram instaladas, no Memorial a José Martí.

O povo cubano foi convocado também a firmar ali um compromisso com as ideias do ex presidente e de dar continuidade ao socialismo, em uma jornada em que não foram suspensas as atividades laborais nem escolares.

As despedidas se estenderão até esta terça-feira às 19 h, para quando foi convocado “um ato de massas”.

Ao largo desses dois dias, os restos de Fidel Castro – que em suas últimas vontades pediu expressamente para ser cremado- permanecerão no Memorial a José Martí para que a população lhe dê o seu “adiós”.

Esse será também o momento escolhido para que estejam presentes as delegações internacionais, mandatários e personalidades que se espera que vão chegando a Cuba entre hoje e amanhã para despedir-se do comandante, que em vida pronunciou na “Plaza de la Revolución” a maioria de seus célebres e largos discursos.

Entre as presenças confirmadas está a do rei da Espanha, Juan Carlos, e se dá como certa a presença dos presidentes de países aliados de Cuba, como os da Venezuela, Nicolás Maduro; Bolivia, Evo Morales; Nicarágua, Daniel Ortega; e Equador, Rafael Correa.

Nas últimas horas também se soube que a Rússia estará representada pelo presidente da Duma (Cámara de Deputados), Viacheslav Volodin, e a Grécia pelo seu primeiro ministro, Alexis Tsipras.

Tampouco se descarta o comparecimento de ex mandatários como o brasileiro Luiz Inacio Lula da Silva, a argentina Cristina Kirchner e o  uruguaio Pepe Mujica, que mantiveram uma estreita relação com o líder falecido, conforme assinalou a agência de notícias espanhola EFE.

Na quarta-feira, 30 de novembro, as cinzas de Fidel começam um périplo pela ilha para que todos os cubanos lhe deem seu último adeus, numa viagem que imitará, ao contrário, o percurso da “Caravana da Liberdade”, na qual os rebeldes da Sierra Maestra atravessaram o país desde Santiago de Cuba quando triunfou a Revolução em 1959.

Os restos do comandante chegarão a Santiago de Cuba no sábado 3 de dezembro, quando terá lugar outro ato massivo de homenagem a Fidel.

A cerimônia de inumação (colocação das cinzas em sepultura ou jazigo), que se espera ser íntima e familiar, terá lugar no domingo 4 de dezembro no  cemitério da cidade de Santa Ifigênia, o mesmo em que repousam as cinzas do prócer cubano José Martí.

Agência Télam

OUTRAS NOTÍCIAS